Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/07/2011
1 em cada 4 pacientes atendidos no Icesp tem menos de 50 anos
Um em cada quatro pacientes com câncer operados no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) tinham menos de 50 anos, de acordo com levantamento do Icesp com 12,8 mil pacientes atendidos na unidade entre dezembro de 2008 e maio deste ano. Segundo a direção do Icesp, a pesquisa mostra que o câncer não atinge somente os “pacientes mais velhos”.
”Um quarto das pessoas tratadas no nosso hospital [25% dos casos] tem menos de 50 anos. A mensagem é que se as pessoas mais jovens não se cuidarem podem descobrir o câncer numa fase de plena atividade social e profissional. Então, a prevenção é recomendada”, disse o médico Marcos Dall’oglio, coordenador de Uro-oncologia do Icesp.
O ideal, segundo o médico, é que as pessoas façam o diagnóstico cedo, já que a chance de cura é sempre maior quando se descobre o tumor no início. “O câncer só dá sintoma quando está mais avançado. Em fase precoce, ele não apresenta nenhum sintoma. O que se recomenda é que a pessoa tome a atitude de ir ao médico, independente do sexo, como mecanismo preventivo”, alerta o médico. O ideal, segundo Marcos Dall’oglio é que a ida ao médico ocorra sempre a cada um ou dois anos.
A prevenção, segundo Dall’oglio, se dá também por meio de uma dieta equilibrada, com pouca gordura animal, prática de atividades físicas e também se evitando o cigarro. “O cigarro não dá só câncer de boca, de pulmão ou de faringe. Dá também de bexiga e de rim”.
“A vida de uma pessoa com câncer pode ser abreviada em mais ou menos dez ou 20 anos. Esse seria motivo suficiente para nós nos cuidarmos”.
O levantamento feito pelo hospital constatou que entre os pacientes mais jovens, de até 50 anos, os tipos de câncer mais comuns são os de tireóide, de útero e de mama (entre as mulheres) e de testículo, de intestino e de próstata (entre os homens). Nos mais velhos, o câncer mais comum é o de próstata, na bexiga, na cabeça, no pescoço e no pulmão.
Das operações realizadas no período pesquisado pelo Icesp, 28% foram no aparelho urinário. Em seguida aparecem cirurgias na cabeça e no pescoço (11%), no aparelho digestivo e ginecológico (ambos com 8,5%), a mastologia (7%), a torácica (5%) e a ortopédica (2%).
A maior parte dos pacientes oncológicos atendidos pelo Icesp eram mulheres (51,5%).
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 19.07.11
Posts relacionados
Estudo decifra o processo de envelhecimento
Descoberta pode levar a novos tratamentos para doenças envolvendo a velhice
Usuários sofrem com "burocracia" imposta pelos planos de saúde
Segundo advogado, reclamações mais frequentes são por negativas de procedimentos
Hospital do Açúcar abre 40 novos leitos para o SUS
Para cumprir o convênio firmado com o Ministério da Saúde, o Hospital do Açúcar vai entregar na próxima sexta-feira (25), 26 novos leitos para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
Portal Saúde Consulta chega ao Brasil
Chega ao Brasil o Portal Saúde Consulta, um modelo já utilizado nos Estados Unidos e na Europa, que tem o objetivo de possibilitar aos usuários acesso às informações de diferentes áreas da saúde e avaliar os profissionais registrados nos segmentos de medicina, odontologia,
Qual a relação entre níveis de colesterol e diagnóstico de câncer?
Pesquisa apresentada no American College of Cardiology 2012 analisou a relação entre o nível de colesterol e o desenvolvimento do câncer. Segundo o Dr. Paul Michel Lavigne,
Residente que atuar em área pobre ganhará bônus
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS)







