Publicado por Redação em Dental - 17/09/2015

10 coisas que dentistas gostariam de tirar de seu cardápio

A combinação de açúcar com acidez e falta de higiene bucal deixam a boca prontinha para abrigar as bactérias da cárie

Atenção especial com os doces

Não só pelo peso na balança que alguns alimentos poderiam ser evitados no dia a dia. O que comemos também é consumido pelas bactérias que vivem na nossa boca. Elas podem ser benéficas para o organismo ou causar doenças, como a cárie. Faremos duas listas, hoje e amanhã, elaboradas pela nutricionista, Hannah Médici, e pela médica nutróloga, Marcella Garcez, com o que é bom comer e o que é melhor evitar para preservar a saúde bucal.

Hoje, falemos sobre o que cortar do cardápio. Segundo Hannah, açúcares e alimentos adoçados, como refrigerantes, café com açúcar, águas gaseificadas e aromatizadas, pães, bolos, tortas e outros de panificação, podem prejudicar o equilíbrio da microbiota bucal.“Isso acontece devido a presença de açúcares refinados e amidos que são fermentados com a ação de microrganismos da boca, ocasionando um crescimento de bactérias que causam a carie”, diz a nutricionista.

Mas não é só a cárie que pode surgir com uma dieta desregrada. “Um alimentação sem equilíbrio nutricional pode causar infecções e doenças, como gengivite e aftas. Por exemplo, se a pessoa tiver uma alimentação muito rica em açúcar e carboidrato refinado, ela vai causar um desequilíbrio flora oral, levando a doenças causadas por fungos e leveduras. Outro exemplo são alimentos com muitas toxinas, corantes que também podem alterar a flora da boca”, diz Marcella Garcez, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.

Evite (ou escove os dentes após comer)

1- Refrigerante

A combinação de acidez com açúcar corrói o esmalte do dente, além de deixar o ambiente propicio para o aparecimento de cáries.

2- Café com açúcar

Mesmo caso do café, com o agravante que os cafezinhos são incluídos ao longo do dia e ninguém escova os dentes depois de cada copinho.

3- Isotônicos, energéticos e sucos de caixinha

O açúcar e os conservantes são inimigos número 1 dos dentes saudáveis.

4- Pães com farinha de trigo refinada

Açúcar e a consistência pegajosa, quando mastigado, fazem do pão branco um aliado da cárie e da erosão dentária.

5- Bolos com açúcar refinado

Mesmo caso do pão.

6- Espiga de milho e pipoca

O problema aqui, além desses alimentos tenderem a ficar entre os dentes, é o risco de fraturas dentais e danos a obturações.

7- Molhos industrializados

Esses molhos são ácidos e com muitos pigmentos que podem manchar os dentes.

8- Maçã

Sempre muito bem-vinda na alimentação, mas opte por cortar em pedaços para não arriscar quebrar um dente ou piorar dores causadas pela sensibilidade.

9- Vinhos

Tanto o tinto, que mancha pela pigmentação, quanto o branco, que corrói pela acidez, devem ser evitados ou intercalados com água.

10- Balas e guloseimas

Açúcar, açúcar e mais açúcar.

Fonte: Tribuna da Bahia


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Tratamento ortodôntico torna a boca saudável

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dental, por Redação

Fuja dos causadores da hipersensibilidade

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente

Dental, por Redação

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Deixe seu Comentário:

=