Publicado por Redação em Gestão do RH - 29/01/2021

5 dicas para implantar uma cultura digital



É inquestionável o impacto da tecnologia em todas as áreas da sociedade, o que ficou ainda mais em evidência ao longo dos últimos meses, quando muitas das atividades do cotidiano, sejam de trabalho ou pessoais, passaram a ser realizadas no ambiente digital. Neste contexto, uma pesquisa da Dell Technologies identificou que 73% das empresas enxergam a necessidade de se priorizar o investimento em TI. Por sua vez, 66% encontram-se no meio de uma transformação digital, enquanto 72% já estão expandindo suas habilidades tecnológicas.

Para Luana Ribeiro, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital, existe uma grande diferença entre a empresa que simplesmente investe em tecnologia e a que realmente migra para o ambiente digital. “Para alcançar resultados estratégicos, por meio dos recursos tecnológicos, é necessário ir além da adoção das tecnologias. A transformação digital somente será realmente assertiva para o negócio se a mudança ocorrer na base, ou seja, na cultura organizacional. O ideal é transformar desde o DNA da corporação até a ponta. Para isso, é fundamental desenvolver uma cultura digital”, explica a executiva.

Para quem deseja promover uma transformação saudável e assertiva, Luana lista cinco dicas. Confira:

Líderes como exemplo
Diferentemente da equipe de Recursos Humanos, os líderes organizacionais são capazes de impactar muitas pessoas ao mesmo tempo. Desta maneira, é de extrema importância que a alta gerência seja o primeiro grupo a adotar as novas mudanças de processos e comportamentos ocasionadas pela transformação digital. A partir da iniciativa, as demais frentes da empresa podem se sentir motivadas a seguir o exemplo da liderança.

Transparência
Uma transformação digital só é eficiente se todos os colaboradores estiverem dispostos a adotar as mudanças. Portanto, é indispensável agir com total transparência nesse momento. Aqui, pode ser feito um plano de comunicação interna, a fim de esclarecer a importância dos novos hábitos e sanar todas as dúvidas.

Dinâmica
Uma empresa com uma boa cultura digital investe no dinamismo para gerar um ambiente engajador, que contribua para o aumento da criatividade. Aqui, é necessário ter espaços de descompressão, horários de trabalho e dress code flexíveis, além de uma comunicação horizontal. Outro ponto a se ressaltar é a importância de ter a diversidade como um dos pilares organizacionais. Afinal, a abrangência de perfis na equipe impulsiona a inovação.

Metodologias ágeis
O que os métodos ágeis têm em comum é o fato de proporcionarem uma entrega rápida, mas de alto valor para os clientes.

Pesquisas
Ao gerar um ambiente que favorece a experimentação (teste, validação e implantação), é possível ir em busca de resoluções de problemas com soluções inovadoras em um espaço totalmente controlado.



Fonte: Mundo RH


Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=