Publicado por Redação em Dental - 23/09/2011

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Os mais velhos são os mais afetados porque nessa fase da vida tomam remédios como antidepressivos, que diminuem a produção de saliva. A boca seca é uma das principais causas do mau hálito.

Segundo a Associação, o mau hálito não é uma doença, mas sintoma de que algo não vai bem no organismo. Pode ser um sinal de que a pessoa está doente ,com diabetes ou hipertensão. Existem mais de 50 causas para o mau hálito e cerca de 90% delas têm origem na boca, como o sangramento da gengiva. Somente1% dos casos é do estômago.

Apesar de quase 30% da população terem o problema, a maioria não sabe da existência dele. Depois de um tempo, o indivíduo se habitua ao odor constante, o que os especialistas chamam de fadiga olfatória, e não sente o próprio hálito.

Cabe a os parentes e amigos avisar a pessoa próxima que ela sofre de mau hálito. Diante da situação desagradável, a associação criou um serviço na Internet em que a pessoa indica alguémque sofre de mau hálito, sem ter o nome revelado.

A ABHA criou um serviço que avisa as pessoas sobre o mau hálito e evita situações embaraçosas. Por meio de um e-mail ou carta, o "SOS Mau Hálito" avisa quem está com o problema sem revelar o nome da pessoa por trás da informação.

Ao receber um e-mail ou carta da ABHA sobre possível mau hálito, o destinatário tem acesso a uma lista dos profissionais indicados pela associação.

Cuidados para evitar o mau hálito, segundo a Associação Brasileira de Halitose:

·Comer a cada três horas para estimular a salivação e evitar a boca seca. Alimentos cítricos são uma boa opção;

·Escovar os dentes, usar o fio dental e o raspador lingual após cada refeição;

·Tomar, pelo menos, dois litros de água por dia;

·Mascar chiclete depois das refeições ajuda a limpar a cavidade bucal e na salivação. As marcas sem açúcar são ideais;

·Prefira antisséptico bucal sem álcool, pois resseca menos a mucosa da boca.

Fonte: http://www.apcd.org.br | 23.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça os 6 erros mais comuns ao escovar os dentes

Colocar muita força, não enxaguar corretamente são alguns dos erros que devem ser evitados

Dental, por Redação

Agenesia: falha genética diminui os dentes da arcada

A agenesia não é considerada uma doença, é uma anomalia dentária m que ocorre a ausência de um ou mais dentes na arcada

Dental, por Redação

Chocolate amargo é mais indicado para manter saúde bucal

Não existe hora para comer chocolate, ele vai bem em bolos, sorvetes, bebidas e o próprio tablete é uma perdição. Mas o clima frio parece que combina ainda mais com essa delícia, que chega a ser vício para muitas pessoas.

Dental, por Redação

Doenças periodontais podem estar ligadas à obesidade

Muitos médicos consideram que a obesidade é uma doença crônica. Sabe-se que os números relativos à obesidade estão aumentando nos Estados Unidos e que mais e mais jovens estão se tornando obesos devido à má-nutrição e hábitos pouco saudáveis.

Dental, por Redação

Município recebe investimento de R$ 5 mil através do Programa Brasil Sorridente

O Ministério da Saúde contemplou através do Programa Brasil Sorridente 11 municípios do Estado do Piauí. O programa investe tanto na aquisição de material quanto no treinamento dos profissionais. A portaria autorizando o repasse foi publicada no final de dezembro de 2011.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Deixe seu Comentário:

=