Publicado por Redação em Dental - 24/02/2012

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. Todos os dias passavam pelos consultórios da Clínica I mais de 60 pacientes encaminhados pelo sistema de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pela triagem de casos de emergência.

Na avaliação de alunos e professores, o saldo foi bastante positivo. Em um mês de ação, foram realizados 1.240 atendimentos gratuitos para a população.A novidade deste ano foi o atendimento a 75 estudantes da UFSC encaminhados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). “Foi uma experiência importante, porque muitos alunos de graduação precisam de tratamento odontológico, não vão à rede pública e nem têm condições de pagar”, explica a coordenadora do Estágio de Férias, Ana Claudia Baladelli Silva Cimard.

No Estágio de Verão o aluno pode ter uma ideia de como vai ser a vida no consultório. “É uma oportunidade de atender todos os dias e de administrar a própria agenda”, explica a professora Ana Claudia. Os estudantes fazem extrações, restaurações, tratamento de gengiva, conserto de prótese e o mais complexo deles, o tratamento de canal. A experiência é prática, mas também se fala sobre as teorias estudadas durante o curso. “Aqui os alunos atenderam a portadores do HIV, pacientes com hipertensão, diabetes, e para esses casos o professor revisou as explicações teóricas”, afirma a professora Ana Claudia.

O estágio de verão ocorreu entre os dias 23 de janeiro a 17 de fevereiro, na Clínica I do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para as 31 vagas inscreveram-se 36 estudantes da nona e décima fases. Os alunos tiveram o apoio de nove professores, dos quais oito se revezaram em duas turmas das especialidades de Dentística, Periodontia, Prótese e Endodontia. O Estágio teve a participação voluntária de oito alunos que irão cursar a sexta fase, que neste semestre irão começar o atendimento clínico.

Fonte: www.portaldailha.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação

Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.

Dental, por Redação

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar.

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

Bruxismo atinge cerca de 30 milhões de brasileiros

Nesta quarta feira (3), comemora-se o Dia Mundial do Dentista, e entre os casos de problemas relatados nos consultórios está o bruxismo. Segundo o dentista Gregório Magno Júnior,

Dental, por Redação

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=