Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/03/2011

Alimentos ajudam a melhorar o intestino preso, diz especialista

Gastroenterologista Luciana Lobato esteve presente no Bem Estar desta 5ª.
Problema costuma prejudicar humor e causar irritabilidade, inchaço e estresse.

Você sabia que a palavra “enfezado” vem de “fezes”? É que, quando uma pessoa está com o intestino preso, costuma apresentar também mau humor. E metade das brasileiras admitem que tem esse problema. Por que alguns vão poucas vezes ao banheiro, o que isso acarreta e quais alimentos podem ajudar foram tema do Bem Estar desta quinta-feira (17), no qual esteve presente a gastroenterologista Luciana Lobato.

No estúdio, Luciana também explicou como são o intestino delgado e o grosso, quais as funções deles e o caminho percorrido pelos alimentos.

Nesses períodos de intestino preguiçoso, além de afetar o ânimo, há uma sensação de irritabilidade, inchaço e estresse, que pode ser acompanhada de dor e desconforto. A tensão só diminui quando a situação se normaliza. Para isso, a especialista deu uma dica: alimentação saudável. Segundo ela, esse é o segredo para o intestino funcionar bem.

Muitas pessoas apelam para uma dieta intensiva de frutas, verduras e fibras, na tentativa de regular esse “reloginho”. Outras apostam na linhaça, ameixa, aveia, em sucos, chás e, em último caso, remédios.

Segundo a médica Luciana, os alimentos que podem ajudar um intestino preso são:

- Frutas como mamão papaia, laranja, ameixa preta seca e abacaxi seco;
- Legumes e verduras como alface, couve, couve-flor, repolho verde, tomate, cenoura, mandioquinha, ervilha, milho, grão-de-bico e feijão preto;
- Alimentos integrais, como pão francês, arroz e biscoito;
- Fibras como barra de cereal, cereal matinal e farelo de trigo;
- Amendoim;
- Iogurte regulador da flora;
- Água;
- Azeite de oliva

Já os itens que podem dificultar são:

- Fast-food
- Salgados, como coxinha, empadinha, esfiha e batata frita
- Doces como chocolate, brigadeiro, quindim, pão doce, sorvete, sonho
- Açúcar
- Pão francês
- Refrigerante
- Suco de caixinha

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 17.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Bomba cardíaca nacional pode salvar vida de pacientes do SUS

Uma esperança para os pacientes que aguardam nas longas filas por um transplante de coração já começa a se tornar realidade, principalmente para a população atendida nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS

Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada na última quinta-feira (29) pelo Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Por que o Brasil é atrativo em Saúde?

Apesar de barreiras regularias e distorções entre regiões, o País é umas das principais rotas do capital estrangeiro na AL e as estimativas de crescimento para o setor dirão entre 10 a 12%

Saúde Empresarial, por Redação

Mercado Wi-Fi de Saúde deve atingir US$ 1,3 bilhões até 2016

O mercado para serviços de saúde Wi-Fi vai atingir US$ 1,34 bilhões até 2016, segundo um novo relatório da ABI Research intitulado "Wireless Technologies in Professional Healthcare.

Deixe seu Comentário:

=