Publicado por Redação em Dental - 20/12/2012

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos. Porém, a odontopediatra Cristiane Allegretti lembra que esse tempo varia de criança para criança e não há motivos para se preocupar se demorar um pouco mais. Caso não haja sinal de nenhum dente até um ano e meio, é hora de levá-lo ao especialista para checar se está tudo bem. 
 
Na verdade, a parte mais difícil para a mãe é lidar com a irritabilidade do bebê durante essa fase. A gengiva dói e coça e a criança tentará levar tudo para a boca para aliviar essa sensação. “Alimentos mais consistentes como a cenoura e a maçã ajudam nesse processo, mas as mamães devem ficar atentas para que os bebês não se engasgem”, diz Cristiane. 
 
A especialista também sugere mordedores, de preferência os que podem ser colocados na geladeira, pois o gelado ajuda no alívio do desconforto. Quanto a medicamentos, Cristiane alerta: “As mamães devem tomar cuidado com as pomadas a base de xilocaina, pois são deglutidas pelo seu bebê e têm contraindicações”. A dentista revela, ainda, que teve bons resultados com fórmulas homeopáticas, tanto para dor quanto para irritação do bebê.
 
Higiene bucal
Alguns especialistas indicam que a higiene bucal do bebê seja iniciada desde seu nascimento. Segundo Cristiane, sua preferência é por começar a limpeza da boca apenas quando nascer o primeiro dente. Ela indica a escova específica para bebês, extra macia e com a cabeça bem pequena. “A escova adequada e usada corretamente nunca irá machucar o bebê”, afirma.
 
Em relação ao creme dental, normalmente são indicados os géis sem flúor e com xilitol. O ideal é o odontopediatra avaliar os hábitos alimentares do bebê e da criança para indicar o creme dental especifico. “Bebês com alto risco de cárie já podem usar uma pequena quantidade de creme dental com flúor em algumas escovações diárias”, indica Cristiane.  
 
Dicas para aliviar a dor do bebê
- Dê alimentos duros como maçã e cenoura
- Alimentos gelados também aliviam a dor
- Prefira mordedores que possam ir para a geladeira
- Deixe-o com o babador, pois nesse período a salivação aumenta e o bebê vai babar ainda mais
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Spa odontológico muda sorrisos em 8 horas

Correr contra o relógio já é rotina, mas agora não é mais preciso reservar muito tempo para a cadeira do dentista. O conceito de spa odontológico já cresce e ganha adeptos em todo o mundo. Em um dia é possível começar e acabar o tratamento.

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana.

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=