Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011

Atividade do comércio desacelera e acumula alta de 9,1% no ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior, após os devidos ajustes sazonais. Apesar da leve alta, o comércio não conseguiu se recuperar da queda em setembro, quando a atividade do comércio caiu 0,4%.

No ano (de janeiro a outubro), o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio acumula alta 9,1% --abaixo dos valores de setembro (9,4%) e agosto (9,5%).

Na comparação anual (últimos 12 meses), o indicador também mostra desaceleração. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 6,9%, contra 8,2% em setembro e 9,4% em agosto.

Segundo economistas da Serasa Experian, o resultado de outubro reflete os efeitos defasados do aperto monetário que vigorou no país entre dezembro de 2010 e final de agosto deste ano.

Com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes (queda de 1,2%), todos os demais segmentos varejistas que também recuaram em outubro são setores nos quais o crédito é um impulsionador relevante para os negócios.

A alta do varejo em outubro foi sustentada pelos crescimentos de 0,4% no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, e de 0,7% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Nos demais segmentos do varejo, foram verificadas quedas nos movimentos dos consumidores: 1,2% no setor de combustíveis e lubrificantes, 0,5% em veículos, motos e peças, 0,5% nos setor de material de construção e 0,2% no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

O indicador da Serasa Experian é feito a partir de consultas mensais realizadas com cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica no 1º semestre tem pior resultado em 3 anos

A atividade econômica do País apresentou alta de 0,7% no primeiro semestre de 2012, o resultado mais fraco nos últimos três anos - 9% em 2010 e 3,8% em 2011, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Serasa Experian.

Notícias Gerais, por Redação

A mão invisível do Estado (no seu bolso)

O índice mais marcante do mês até aqui foram os R$ 75 bilhões arrecadados pela Receita Federal no mês passado, R$ 5 bilhões a mais do que em setembro de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Capacidade do Brasil de resistir à crise não é ilimitada, diz Dilma

Não é por falta de recursos financeiros que os líderes mundiais não encontraram solução para a crise, mas por falta de recursos políticos e clareza de ideias, declarou a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU.

Deixe seu Comentário:

=