Publicado por Redação em Dental - 14/06/2011

Bactéria Periodontal encontrada no líquido amniótico durante avaliação em mulheres com risco de parto prematuro

Um estudo publicado em julho de 2007 no Journal of Periodontology encontrou uma bactéria que normalmente habita na boca e está associada à doença periodontal, no líquido amniótico de algumas mulheres grávidas.

O estudo,que avaliou 26 mulheres grávidas com diagnóstico de parto prematuro, encontrou a bactéria P.Gingivalis na cavidade oral e no líquido amniótico de 30% das mulheres.

Sabemos que existem muitas razões para uma mulher ser diagnosticada com ameaça de parto prematuro, incluindo infecção bacteriana. Pesquisas anteriores mostraram a relação entre gravidez problemática e doença periodontal, que é devido a uma infecção bacteriana crônica.

“Enquanto os resultados deste estudo não mostraram uma relação direta entre doença periodontal e gravidez problemática seria de grande importância dar atenção à saúde oral durante a gravidez,” explica Preston D. Miller, Jr., DDS, President of the American Academy of Periodontology.

Mulheres que estão grávidas ou que consideram a possibilidade de engravidar, devem conversar com os seus dentistas sobre sua saúde oral durante a gravidez.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 14.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Deixe seus dentes mais brancos em quatro dias para o Dia das Mães

  As mamães ainda têm tempo para deixar os dentes mais brancos para o Dia das Mães. Tanto o método caseiro de clareamento, quanto o feito no consultório, já mostram resultados nos primeiros dias. 

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Dental, por Redação

FUA anuncia campanha de saúde bucal

Com o passar dos anos descobertas científicas provaram que muitas doenças infecciosas têm origem na boca pela falta de uma higienização correta.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Dental, por Redação

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.

Dental, por Redação

Pontos pretos nos dentes...isso é cárie?

Não necessariamente. Há um "consenso" popular de que qualquer ponto ou região escura de um dente é cárie, mas nem sempre isso é verdade.

Deixe seu Comentário:

=