Publicado por Redação em Dental - 11/10/2016

Beber água de manhã reduz 60% das causas da halitose matinal

 Beber água ao acordar rompe todo esse processo de estagnação bucal, umedece as mucosas antes ressecadas e reidrata o organismo, estimulando as glândulas salivares a retomar a produção normal de saliva. Foto: takayuki / Shutterstock

Não só de manhã, como durante o dia todo, a água umedece a mucosa ressecada, hidrata o organismo e estimula as glândulas salivares

Não adianta negar, apesar de bem desagradável, o mau hálito matinal é um problema que atinge todo mundo, em menor ou maior intensidade. Isso por que a noite, enquanto dormimos, nosso fluxo salivar reduz drasticamente, fazendo com que a proteção natural proporcionada pela saliva seja diminuída.

“Com isso, aumenta a formação de saburra lingual e as bactérias presentes na cavidade bucal decompõem a matéria orgânica, produzindo compostos sulfurados voláteis (principais responsáveis pelo mau hálito)”, diz João Paulo Pinto, cirurgião-dentista especializado em Periodontia e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

A halitose matinal também pode ser causada pelo longo período de jejum que ficamos durante a noite.

“Mesmo durante o sono nosso corpo segue demandando energia para manutenção das funções vitais, e frequentemente recorremos às reservas de gordura existentes para gerar glicose, essencial a este processo. O problema é que esse mecanismo acaba por liberar na corrente sanguínea gases carregados de odor, que após as trocas gasosas no pulmão são liberados no ar expirado, alterando nosso hálito”, diz o especialista.

Beber água ajuda sim!

Segundo João, a pesquisa citada logo no início da matéria traz uma informação que de fato colabora com a eliminação do problema.

“Beber água ao acordar rompe todo esse processo de estagnação bucal, umedece as mucosas antes ressecadas e reidrata o organismo, estimulando as glândulas salivares a retomar a produção normal de saliva, promovendo uma higienização natural da cavidade bucal que determina uma redução dos níveis de compostos malcheirosos relacionados à halitose”, diz João.

Na verdade, a água é mais amiga do bom hálito do que você pode imaginar. “Beber água durante todo o dia, não só durante a manhã, ajuda a manter um hálito saudável, exatamente pelas mesmas razões citadas acima. Precisamos de uma ingestão de líquidos adequada (de aproximadamente 2 litros/dia para uma pessoa de 65 kg) para mantermos um equilíbrio hídrico no organismo, essencial para a manutenção de um fluxo salivar adequado”. Diz o especialista.

Mas água não é tudo

Como acabamos de ver, beber água ajuda muito no combate ao mau hálito, mas claro que se você quer manter o odor bucal sempre fresco terá que fazer mais por sua boca.

A principal forma de combater o mau hálito é realizar rotineiramente uma correta higiene dos dentes, gengivas, língua e garganta, principais nichos bacterianos da boca, responsáveis por pelo menos 90% dos casos de mau hálito.

“Cabe ressaltar que a qualidade dessa higiene é mais importante do que a quantidade. E o dentista é o profissional capacitado para instruir e treinar seus pacientes para que realizem técnicas eficazes e também para indicar quais são os produtos de higiene mais adequados para cada indivíduo”, diz João.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Tratamento de canal salva dentes

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.

Deixe seu Comentário:

=