Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/03/2012

Brasil, EUA e Canadá buscam estreitar laços ações na área de vigilância sanitária

Países querem estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências

Entender o ambiente regulatório brasileiro para aproximar práticas e ampliar o fluxo de informações entre as autoridades sanitárias. Com esse objetivo, representantes da Anvisa, FDA e Health Canada estiveram no Rio Grande do Sul, nesta última quinta-feira (22/3), em visita técnica à linha de produção de uma empresa nacional de produtos médicos. Durante o encontro, os auditores percorreram as dependências da fábrica gaúcha e conversaram sobre procedimentos, rotinas e roteiros de inspeção.

A perspectiva dos representantes das agências brasileira, norte-americana e canadense é estreitar laços, de forma a possibilitar o enfrentamento conjunto de desafios comuns e a busca de estratégias colaborativas. “Buscamos uma nova forma de fazer vigilância sanitária e isso requer mudanças significativas”, ressaltou Mike Ward, da agência Health Canada.

“Promover saúde pública no atual cenário internacional exige uma abordagem mais inteligente dos entes reguladores de maneira a favorecer as trocas comerciais sem comprometer a segurança da população”, complementou Ward.

A necessidade de se estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências para assegurar a continuidade do esforço de aproximação foi destacada pelos especialistas dos três países. “Precisamos definir um plano de ação e avançar na reflexão sobre as diferenças de cada sistema regulatório”, pontuou Kimberly Trautman, do FDA. Ela destacou que o entendimento da estrutura regulatória de cada país é importante para que a convergência de ações ocorra de forma sólida.

O diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassman, reafirmou o compromisso do Brasil com a cooperação. “A Anvisa está disposta a contribuir e compartilhar informações e experiências. Essa troca é fundamental para aprimorar práticas”, disse.

Fonte: Anvisa


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Alguém está satisfeito com seu plano ou seguro saúde?

Operadoras de telefonia celular e de planos de saúde foram recentemente punidas pelas respectivas agências (Anatel e ANS): ficaram proibidas de comercializar seus produtos até que entreguem -- p

Saúde Empresarial, por Redação

Conheça estrutura de ouvidoria dos planos de saúde

Agência está criando uma bonificação específica no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar para as operadoras que tenham ouvidorias em sua estrutura

Deixe seu Comentário:

=