Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/04/2011

Brics discutem reforma do sistema monetário internacional

Líderes dos países do Brics - grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e, a partir de hoje, a África do Sul - reúnem-se em Sanya, no Sul da China, para a terceira  cúpula do bloco, cujo tema principal é a reforma do sistema monetário internacional.

A presidenta Dilma Rousseff, o presidente russo, Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, tiveram encontros bilaterais com o presidente chinês, Hu Jintao, e participam da cúpula hoje.

Segundo o Ministério do Exterior chinês, o país quer fortalecer, durante a reunião, a coordenação e a cooperação mútua pela reforma do sistema monetário internacional, pelo controle da flutuação no preço das commodities, pelo combate às mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentado.

Um documento, que será divulgado no fim da cúpula, vai resumir o consenso alcançado pelos cinco países em temas de interesse mútuo, segundo a agência de notícias Xinhua.

"Os líderes do Brics vão enviar um sinal de confiança, solidariedade e cooperação para a comunidade internacional", informou um representante do Ministério do Exterior em declaração reproduzida pela agência estatal chinesa.

Apesar das diferenças, como o perfil de suas economias, grau de desenvolvimento e os sistemas políticos, os cinco países têm uma série de interesses coincidentes como, por exemplo, o objetivo de transformar o G-20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais) no principal mecanismo de gerenciamento da economia global. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 14.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Gasto de brasileiros no exterior em setembro é o maior da história, diz BC

Os gastos de brasileiros em viagens internacionais chegaram a US$ 2,168 bilhões em setembro, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados nesta sexta-feira (25). É o maior resultado para meses de setembro, na série histórica do BC, iniciada em 1969.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas e pessoas físicas com US$ 100 mil ou mais no exterior devem entregar declaração ao BC

O Banco Central (BC) começa a receber, no dia 15, a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa ao ano de 2012. De acordo com a Circular nº 3.624, publicada nesta quarta-feira (6), a declaração anual deve ser entregue até as 18h de 5 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Corretoras mostram pessimismo e sugerem ações desvalorizadas

"Cenário tenebroso", "estragos" e "perdas generalizadas" são expressões constantes dos relatórios distribuídos pelas corretoras de valores com suas perspectivas para o mês de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Reator que causou apagão em 12 Estados não tinha seguro

O reator de subestação do Paraná que explodiu na sexta-feira (2), provocando apagão em áreas de 12 Estados, não tinha seguro.

Deixe seu Comentário:

=