Publicado por Redação em Dental - 06/09/2011

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

Em 05 de setembro, o Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas para a realização de operações estéticas.

Os Cirurgiões-Dentistas só podem usar a Toxina Botulínica em procedimentos estritamente odontológicos, mas em nenhum que seja para fazer melhoras estéticas.

A Resolução considera que a região perioral só deve ser tratada pelo Cirurgião-Dentista em caso de prejuízo de função, não sendo estabelecida nenhuma previsão legal para procedimentos estéticos em áreas internas do sistema tegumentar.Também considera que o preenchimento facial para correção estética se dá na derme e, portanto, área que não é definida como a de atuação do Cirurgião-Dentista.

O artigo 1º da Resolução afirma que vai “proibir ouso do Ácido Hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas e reconhecimento da sua utilização na área odontológica". O artigo 2° deixa claro que o CFO proíbe o uso da Toxina Botulínica para fins exclusivamente estéticos e permite apenas para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.

Mais informações no site http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1585

Fonte www.apcd.org.br | 06.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP).

Dental, por Redação

O que causa dentes sensíveis?

Provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente às vezes é uma experiência dolorosa para você? Escovar ou passar fio dental faz você estremecer de vez em quando? Se a resposta for positiva, você tem um problema chamado "dentes sensíveis".

Dental, por Redação

Secretaria de Saúde alerta para a importância da higienização bucal também nos bebês

A boa higienização bucal contribui não só para a manutenção da estética bucal e para a melhora do hálito, mas também evita o surgimento de doenças, tanto as mais simples quanto cáries e gengivites, até as mais complicadas,

Dental, por Redação

Férias exigem atenção com saúde bucal

No período de férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina, esquecendo de atividades simples como a escovação. Por esse motivo os pais devem redobrar a atenção com o cuidado bucal de seus filhos nessa época, também marcada pelo alto consumo de açúcar.

Deixe seu Comentário:

=