Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2012

Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Dúvida do internauta: Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR. Devo imprimir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) mensalmente, somando as rendas extras ou posso simplesmente declará-las no ano seguinte ao ano-calendário?

Resposta de especialistas do

Fica a critério do contribuinte declarar as rendas extras auferidas na Declaração de Ajuste Anual ou antecipar o recolhimento do Imposto de Renda mensalmente sobre a totalidade dos rendimentos auferidos no mês, de tal forma que no ajuste anual não haja um alto impacto no imposto devido.
 
Este segundo caso, que é conhecido por "mensalão", cabe quando o contribuinte recebe de mais de uma fonte de rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, mas que no ano não tenha sofrido retenção ou a retenção tenha sido inferior à alíquota que será aplicada sobre a totalidade dos rendimentos auferidos.
 
O contribuinte poderá apurar a complementação de imposto somando todas as fontes recebidas nas bases de incidência mensal, calculando o imposto pela tabela progressiva e desse imposto total apurado, deduzir o imposto retido na fonte, se for o caso.
 
Esse recolhimento complementar não é obrigatório, é uma antecipação do imposto que será devido na Declaração de Ajuste Anual e é pago mensalmente em DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) sob o código de arrecadação 0246. O recolhimento do imposto complementar só pode ser efetuado no curso do ano-calendário, até o último dia útil de dezembro.
 
Fonte: exame.abril.com.br

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Lei que desonera folha de pagamentos é publicada com 20 vetos

Com duas dezenas de vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (3) a Lei 12.794, de conversão da Medida Provisória 582, que ampliou a lista de desoneração fiscal sobre a folha de pagamentos a empresas de serviços e de outros setores.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre instável com vencimento de opções e dados dos EUA

A volatilidade dá o tom ao início dos negócios na bolsa brasileira no pregão desta segunda-feira (16) por conta de dados mistos sobre a economia norte-americana e do vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&FBovespa.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa iniciará negociação de dez programas de BDRs em 7/2

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) informou nesta quinta-feira que, a partir de 7 de fevereiro, terá início a negociação de dez programas de BDRs Nível 1 não patrocinados, que serão emitidos pelo Citibank.

Notícias Gerais, por Redação

Governo teme efeitos de greves na inflação

Além dos prejuízos econômicos das paralisações, a equipe da presidente Dilma Rousseff teme que as greves tragam a reindexação de salários pela inflação passada e pressionem ainda mais uma futura alta nos preços, informa reportagem de Natuza Nery e Renato Machado.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Em plena época de negociações para o reforço dos estoques para o Natal, redes varejistas brasileiras e fabricantes de eletrônicos enfrentam verdadeiras batalhas para lidar com a alta do dólar.

Deixe seu Comentário:

=