Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/09/2012

Como investir para ganhar R$ 1.500 por mês na aposentadoria?

Internauta contribui há 21 anos para o INSS e pergunta se deve investir em previdência privada

Dúvida do internauta: Tenho 51 anos, contribuo para o INSS há 21 anos, mas nunca contribuí para a previdência privada e estou planejando iniciar a investir em previdência privada. Gostaria de saber qual o valor que eu deveria depositar para obter em torno de 1.500 reais mensalmente quando me aposentar. E após quanto tempo posso resgatar o dinheiro?

Resposta de Fernando Meibak*:

Sua pergunta é um tanto simples, mas de resposta complexa, pois precisaria saber de muitos mais dados para um correto posicionamento. Dentre outros, com qual idade pretende se aposentar, se o montante renda desejada será na modalidade renda vitalícia (até a sua morte) ou por um período de tempo, etc.

De qualquer forma, faço alguns comentários. Muito bom que esteja contribuindo para a previdência pública há 21 anos. É um benefício importante. Continue com esse processo de depósitos mensais, pois você terá a possibilidade de se aposentar por tempo de contribuição ou por idade. Existe o chamado Fator Previdenciário, que estimula as pessoas se aposentarem mais à frente. Há discussões sobre perspectivas de mudanças das regras de aposentadoria, com a adoção de um novo modelo. O objetivo, de qualquer forma, será de postergar as aposentadorias das pessoas. Não há muito o que fazer, entretanto.

É também muito positivo que esteja com planos de reforçar as reservas para o futuro. É um pensamento sábio, pois há limitações nos pagamentos de aposentadoria pelo INSS e será necessário ter mais recursos para suportar as demandas financeiras no longo prazo. Os planos de previdência privada são amplos. Não saberia dizer qual o mais adequado para você com o pouco de informação que tenho. Sugiro que avalie um plano (PGBL ou VGBL) que tenha como custo total de administração um máximo de 1,2% ao ano. Não recomendo contratar renda vitalícia, pois as premissas utilizadas pelas seguradoras nesses casos são muito conservadoras. Para ter uma renda de 1.500 reais por 30 anos, por exemplo, você terá que depositar algo entre 300.000 reais a 330.000 reais, dependendo das projeções e custos de cada empresa seguradora.

Não sei se você tem reservas investidas e em que produtos de investimento. Gosto sempre de sugerir que as pessoas avaliem investir no mecanismo chamado Tesouro Direto, em títulos de longo prazo, preferencialmente as NTN-Bs. Em geral, elas apresentam custo total inferior aos produtos financeiros ou de previdência disponíveis para o público em geral.

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

 Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

TRF1: deixar de anotar Carteira de Trabalho não é crime

BRASÍLIA - A ausência de anotação, pelo empregador, na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do funcionário não é crime, mas falta administrativa grave. A decisão é da 4.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1). 

Previdência Corporate, por Redação

Futuro tranquilo: conheça 5 opções para complementar sua aposentadoria

  A estratégia de colocar os ovos em várias cestas é a mais recomendada para formar um patrimônio sólido e alcançar uma vida melhor no longo prazo

Previdência Corporate, por Redação

Ministro descarta que crise global afete a Previdência

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou na quarta-feira que a crise financeira internacional não afetou e não afetará a arrecadação previdenciária.

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em abril

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de abril receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.

Previdência Corporate, por Redação

Novo perfil da população pede mudança na Previdência

O Ministério da Previdência Social espera o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os microdados do Censo 2010, no começo de 2012,

Previdência Corporate, por Redação

Previdência apresenta equilíbrio financeiro e recebe certificado

Técnicos do Ministério da Previdência Social constataram que o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) encontra-se apto a honrar com o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores com projeção de 65 anos à frente

Previdência Corporate, por Redação

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

Deixe seu Comentário:

=