Previdência Corporate » Conceito


Estudos apontam que, para manter o mesmo padrão de vida no momento da aposentadoria, a pessoa deverá receber em média uma renda de 70% do último salário. Percentual esse, considerando a soma dos rendimentos da previdência social e previdência complementar.

As empresas ajudam os seus colaboradores na conquista desse padrão de vida ao implantar um Plano de Previdência Complementar. É importante disponibilizar um benefício que promove a retenção de talentos e pode auxiliar a estratégia do RH no plano de carreira.

Esse benefício pode ser contratado diretamente com as Seguradoras, contudo existem consultorias especializadas para desenvolver o benefício de Previdência Complementar e explicar quais são as etapas, do segundo benefício mais valorizado pelos Executivos no momento da contratação.

O RH deverá saber, como está o benefício de Previdência Complementar no segmento em que atua e se atentar que esse benefício não pode ser discriminatório (Lei 9.528/97). Após definir o desenho do plano, com alguma vantagem perante os concorrentes e ter aprovação final do departamento financeiro, poderá conhecer os produtos mais adequados para os colaboradores.

Atualmente existem diversas Seguradoras que possuem diferenciais em serviços e disponibilizam, produtos competitivos com características de um investidor conservador, moderado, agressivo e os chamados “ciclo de vida”, no qual a exposição ao risco (ações) diminui automaticamente com o passar do tempo.

É Importante para o RH, ter uma estrutura que atenda constantemente seus colaboradores após a implantação, pois as dúvidas que surgirão, não serão de simples respostas e muitas vezes trata-se de uma consultoria financeira individualizada.

"O texto não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem autorização do titular. A previsão legal está no artigo 29 da Lei 9610/98"