Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/06/2012

Corpo clínico deve saber lidar com tensão o tempo todo

Para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, um hospital que atenda alta complexidade, não permite a ocorrência de erros de comunicação

Se a maioria dos gestores acredita que para que um hospital cumpra os requisitos de qualidade e assistência de uma instituição de alta complexidade é necessário apenas possuir boa estrutura de atendimento, tecnologia adequada e equipe capacitada, para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, além destas características é preciso que o corpo clínico tenham habilidade em lidar com um ambiente de tensão o tempo todo.

 “Em um cenário como o da alta complexidade não é possível a ocorrência de erros de comunicação. É necessário que as pessoas saibam resolver os problemas conversando pelo olhar”. Alcançar esse tipo de interação e comunicação pede treino e envolvimento entre as equipes. E é esse tipo de dinâmica que o Hospital 9 de Julho vem incentivando entre os seus colaboradores.

“Estamos trabalhando com equipes multidisciplinares, que têm o objetivo de enxergar o paciente de forma sistêmica e não isoladamente”.

Para isso, o 9 de Julho têm como uma das diretrizes mais fortes o bom relacionamento entre os colaboradores. “Promover o bom relacionamento entre os médicos proporciona redução de custos e torna o atendimento mais efetivo”.

No intuito de alcançar esses resultados, a instituição atua com iniciativas como o Grupo de Aperfeiçoamento Científico, que promove discussões de assuntos relacionados à rotina hospitalar, bem como um manual de boas práticas, compartilhamento de informações.

Acompanhar a performance dos colaboradores também está no escopo de ações do hospital. A diretora técnica do Hospital 9 de Julho, Regina Tranchesi, conta que um dos pilares do sucesso é fazer trabalho integrado.

E ressalta que o hospital zela pelo calor humano no atendimento. “Quando um indivíduo está doente, o hospital atende o paciente, seus familiares e amigos também. Esse público é muito exigente, por isso é preciso estar preparado para lidar com essa realidade”.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta terça-feira (14), a campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo do Estado distribui quase R$ 4 milhões em cofinanciamento hospitalar

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), repassou R$ 3.989.671,55 em cofinanciamento hospitalar para 34 municípios do interior.

Saúde Empresarial, por Redação

Exames em excesso não são úteis à nossa saúde

Recentemente, uma campanha envolvendo nove sociedades médicas americanas nos chamou atenção para um problema que nos preocupa há muito tempo

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério quer postos municipais de saúde atendendo melhor a população

O Ministério da Saúde quer melhorar o atendimento nos postos de saúde dos municípios. Com esse objetivo, a partir de dezembro, o ministério vai liberar recursos extras para mais de 4 mil prefeituras a fim de que cumpram o compromisso em relação às metas de qualidade previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você

Deixe seu Comentário:

=