Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2014

Demanda por crédito sobe só entre quem ganha até um salário mínimo

Pesquisa "Indicador de Atividade do Varejo" divulgada nesta quinta-feira (11) pela Serasa Experian aponta que a demanda por crédito nos últimos três anos cresceu apenas entre consumidores que recebem até um salário mínimo (R$ 724). A procura foi de 11,9% em 2011 para 22,8% em 2014.
 
Segundo a Serasa Experian, a menor demanda por crédito entre consumidores que ganham entre um e dez salários mínimos é reflexo da desaceleração do varejo e do próprio desempenho da economia brasileira.

“Os consumidores com até um salário mínimo de rendimentos são clientes em potencial e não devem ser excluídos por conta de seu holerite. A nova realidade requer novas ferramentas, novas políticas e modelos de gestão para manter o ciclo de negócios ativo”, argumenta Júlio Guedes, gerente-executivo de inteligência de dados da Serasa Experian.
 
Atualmente, segundo o estudo, 74% de quem busca financiamento de eletromóveis, 66% de quem compra vestuário no crédito e 57% de quem utiliza o crédito nas compras de material de construção ganha até dois salários mínimos.

O problema, contudo, está na possibilidade de aumento da inadimplência, alerta a Serasa. De acord com os economistas, são considerados de alto risco consumidores que apresentam uma probabilidade superior a 20% de não cumprirem seus compromissos financeiros nos primeiros quatro meses após a concessão de crédito.

O levantamento aponta que 50% dos consumidores da região Norte são de alto risco. O índice é menor no Nordeste (44%), Centro-Oeste (38%), Sudeste (37%) e Sul (36%).

Fonte: Serasa Experian


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara pode cancelar obras viárias em Itaquera se terreno não for doado

Dono de área de 200 mil metros quadrados próximo a estádio prometeu doar parte do imóvel à prefeitura

Notícias Gerais, por Redação

Capitalização registra crescimento no primeiro mês do ano

Segundo dados da FenaCap, Federação Nacional de Capitalização, o setor de capitalização encerrou o primeiro mês de 2013 registrando um crescimento no faturamento de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando o total de R$ 1,46 bilhão arrecadados.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros se mostram mais preocupados com futuro do que média latino-americana

s preocupados com o futuro do que a maior parte dos consumidores da América Latina, conforme revela estudo da Kantar Worldpanel.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem com falta de progresso na Europa

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, com autoridades da zona do euro fracassando em aliviar a preocupação do investidor sobre os rumos da crise de dívida.

Deixe seu Comentário:

=