Publicado por Redação em Dental - 21/09/2015

Dente torto pode causar rugas

O bigode chinês é um dos que tem o aspecto piorado pelo desequilíbrio da arcada dentária

A posição dos dentes muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura

Nem só de cremes caros vive uma pele bonita e sem rugas. Segundo a cirurgiã-dentista, Debora Ayala, membro da Academia Europeia e Brasileira de Odontologia Estética, a má posição dos dentes pode gerar rugas precoces. Isso ocorre devido à inclinação e deformação da musculatura junto com a pele. “Quando uma pessoa apresenta a inclinação diferente de um lado e do outro, o lado mais caído é o que o que ela mais mastiga, fazendo com que o lado que menos se exercita suba”, diz.

Essa diferença faz com que o lado mais caído ‘despenque’ e crie rugas nasolabiais – no nariz e nos lábios – a comissura labial (bigode chinês) cai mais, assim como a aba do nariz. “O lado que sobe tem mais rugas ao redor dos olhos e as sobrancelhas ficam diferentes. Isso mostra a interferência dos dentes, que muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura. A partir dos 30 anos essa diferença entre os lados do rosto é fácil de ser identificada”, afirma Debora.

A boa notícia é que existe tratamento com aparelhos que reposicionam os dentes e levantam a mordida. “A técnica de Ortodontia Avançada, que faz uso de mini-placas, promove maior equilíbrio facial e reposicionamento dentário. É a técnica que vai estabilizar mais, melhor e de maneira mais rápida”.

A dentista diz que você começa o tratamento sabendo quando vai terminar e sem uso de aparelho posteriormente, já que ele não reposiciona apenas os dentes, mas também toda a massa óssea. “E isso traz outros benefícios como melhor posicionamento da cabeça, diminuição de dores cervicais, melhora sono e respiração, entre outros”, afirma.

Para não deixar o problema chegar, Debora Ayala indica placa de mordida, ortodontia avançada e reabilitação oral. “É importante também checar com o dentista o desgaste dos seus dentes, principalmente se o desgaste faz um lado do rosto despencar mais que outro”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja como a erosão dentária pode afetar seus dentes

Você é o que você come. A ingestão de comida e bebida certa, assim como a forma de comer ou beber, é importante para sua saúde e de seus dentes.

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Veja 8 dicas que ajudam a conviver bem com o aparelho

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.

Dental, por Redação

5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão

O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida.

Dental, por Redação

Aprenda a usar a escova interdental

O fio dental e a escova interdental chegam a lugares que a escova não alcança e eliminam restos de alimento e bactérias que ficam entre os dentes.

Dental, por Redação

Clareamento saudável: pesquisa comprova viabilidade

Quando clareamos o dente, o esmalte que o protege fica mais poroso e, sua superfície, mais rugosa e desmineralizada.

Deixe seu Comentário:

=