Publicado por Redação em Dental - 21/09/2015

Dente torto pode causar rugas

O bigode chinês é um dos que tem o aspecto piorado pelo desequilíbrio da arcada dentária

A posição dos dentes muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura

Nem só de cremes caros vive uma pele bonita e sem rugas. Segundo a cirurgiã-dentista, Debora Ayala, membro da Academia Europeia e Brasileira de Odontologia Estética, a má posição dos dentes pode gerar rugas precoces. Isso ocorre devido à inclinação e deformação da musculatura junto com a pele. “Quando uma pessoa apresenta a inclinação diferente de um lado e do outro, o lado mais caído é o que o que ela mais mastiga, fazendo com que o lado que menos se exercita suba”, diz.

Essa diferença faz com que o lado mais caído ‘despenque’ e crie rugas nasolabiais – no nariz e nos lábios – a comissura labial (bigode chinês) cai mais, assim como a aba do nariz. “O lado que sobe tem mais rugas ao redor dos olhos e as sobrancelhas ficam diferentes. Isso mostra a interferência dos dentes, que muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura. A partir dos 30 anos essa diferença entre os lados do rosto é fácil de ser identificada”, afirma Debora.

A boa notícia é que existe tratamento com aparelhos que reposicionam os dentes e levantam a mordida. “A técnica de Ortodontia Avançada, que faz uso de mini-placas, promove maior equilíbrio facial e reposicionamento dentário. É a técnica que vai estabilizar mais, melhor e de maneira mais rápida”.

A dentista diz que você começa o tratamento sabendo quando vai terminar e sem uso de aparelho posteriormente, já que ele não reposiciona apenas os dentes, mas também toda a massa óssea. “E isso traz outros benefícios como melhor posicionamento da cabeça, diminuição de dores cervicais, melhora sono e respiração, entre outros”, afirma.

Para não deixar o problema chegar, Debora Ayala indica placa de mordida, ortodontia avançada e reabilitação oral. “É importante também checar com o dentista o desgaste dos seus dentes, principalmente se o desgaste faz um lado do rosto despencar mais que outro”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo.

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Corpo saudável depende também das condições da boca

Falar, mastigar, deglutir e reconhecer o sabor dos alimentos são algumas das ações realizadas pela boca e seus componentes consideradas fundamentais para a sobrevivência do ser humano.

Dental, por Redação

Crianças com mau hálito pode ser sinal de que a saúde não vai bem

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 63% das crianças entre três e 14 anos de idade têm problemas com mau hálito. Os odores podem estar relacionados desde a limpeza incorreta dos dentes até problemas no aparelho digestivo.

Deixe seu Comentário:

=