Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/07/2015

Economia fica quase estável em maio e cai 4,75% em um ano, diz BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), ficou quase estável em maio em comparação a abril, com leve alta de 0,03%, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta sexta-feira (17). A comparação é feita já descontando as diferenças sazonais entre os meses de abril e maio.

Na comparação com maio de 2014, o indicador teve queda de 4,75%.

A leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters, de alta de 0,2% segundo a mediana de 20 projeções que variaram de queda de 0,7% a alta de 0,92%.

O resultado mostra melhora diante da queda de 0,88% em abril na mesma base de comparação, em dado revisado para baixo pelo BC após divulgação anterior de recuo de 0,84%.

Do começo do ano até maio, o indicador acumula queda de 2,64% e mostra perda de 1,68% em 12 meses, em números dessazonalizados.

Contexto

O resultado em maio foi positivamente impactado pela alta de 0,6% na produção industrial do país no mês sobre abril, em um desempenho inesperado que interrompeu três meses de queda.

Por outro lado, as vendas no varejo brasileiro caíram 0,9% em maio, no pior desempenho para o mês em 14 anos e muito abaixo das expectativas.

Fonte: Uol Economia


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como receber pagamentos de empresas sem filial no País

Trabalhos temporários no exterior ou para empresas fora do Brasil são práticas cada vez mais comuns entre os brasileiros. A habilidade com diferentes idiomas abre portas para quem quer trabalhar em outro país ou até mesmo fazer um trabalho para uma empresa estrangeira da sala de estar de sua casa.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil eleva o tom contra a repressão do regime de Assad na Síria

Após sustentar uma postura favorável ao diálogo e uma solução negociada na Síria, considerada branda em comparação a outros países ocidentais, o Brasil decidiu elevar o tom contra a repressão do regime sírio aos protestos por reformas democráticas no país árabe.

Notícias Gerais, por Redação

Cresce número de sebos virtuais no país

Aos 73 anos e hoje sócio de um tradicional sebo no Rio em que começou a trabalhar como faxineiro aos 13, José Germano da Silva resistiu o quanto pôde a digitalizar o acervo e vender pela internet.

Deixe seu Comentário:

=