Publicado por Redação em Dental - 03/05/2011

Exame da saliva pode detectar HIV

Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), um em cada quatro dos 900 mil infectados pelo HIV nos EUA não sabe que está contaminado pelo vírus.

Com o objetivo de testar a eficácia da detecção do vírus HIV na saliva, pesquisadores de Atenas, na Grécia, realizaram investigação com três diferentes métodos de análise (ELFA, ELISA e PCR).

Participaram do estudo 68 indivíduos, sendo 34 portadores do vírus e 34 pessoas saudáveis, utilizadas como controle.

Foram realizados testes com a saliva e com amostras de sangue de todos os participantes.

Os resultados do estudo mostraram que, comparados com os controles, os indivíduos portadores tinham duas vezes mais problemas de saúde bucal, incluindo doença periodontal.

Os testes mostraram que a exatidão da detecção do anti-HIV na saliva é entre 97,1 e 100%, comparada com os testes no sangue.

Este tipo de teste poderia ajudar no controle epidemiológico da doença, encorajando mais pessoas ao exame e facilitando a entrega do resultado.

A pesquisa foi publicada na revista European Journal of Oral Sciences.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 03.05.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Amálgama dental: seu uso e possíveis efeitos tóxicos

Embora tenham opiniões diferentes quanto à toxicidade do material, especialistas avaliam que, aos poucos, o amálgama deixará de ser usado

Dental, por Redação

Ronco, impotência, sobrepeso; combata com saúde bucal

A idade vai chegando e o homem ganha cada vez mais intimidade com três inimigos: sobrepeso, ronco e impotência. Os três estão relacionados, um pode piorar o outro e a saúde bucal também está ligada a eles.

Dental, por Redação

Dedique tempo para escovar os dentes

O ato de escovar os dentes não é a hora predileta do dia de muita gente. Apesar de a higiene bucal tomar poucos minutos do dia e ser essencial para a saúde, falta paciência para dedicar a atenção adequada para esse momento.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Dental, por Redação

Enxaguatórios Bucais: amigos da saúde bucal

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que adere-se às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Deixe seu Comentário:

=