Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/03/2011

França realiza primeiro enxerto de brônquio em paciente com câncer

DA FRANCE PRESSE

A França anunciou nesta quinta-feira (3) o primeiro enxerto bem-sucedido de um brônquio artificial em um paciente com câncer de pulmão.

A cirurgia foi feita em um paciente de 78 anos no dia 28 de outubro de 2009, no hospital Avicenne de Bobbigny, arredores de Paris.

A operação permitiu tratar o câncer com uma boa margem de segurança sem que fosse necessária a retirada de todo o pulmão, o que aumentaria o risco de mortalidade no período pós-operatório.

O brônquio artificial foi criado a partir de um tecido aórtico, conservado em um banco de órgãos, que foi revestido com uma estrutura metálica (um stent).

Outra vantagem da operação é que o tecido usado para criar o brônquio não exige a dosagem de medicamentos antirrejeição, que são contraindicados no caso de câncer.

Segundo o cirurgião Emmanuel Martinod, que fez a operação, foram necessários dez anos de pesquisas para realizar um procedimento como esse.

Os resultados da cirurgia serão publicados no periódico "Annals of Thoracic Surgery", e um estudo com outros 20 a 30 pacientes deve começar ainda neste mês para confirmar o trabalho.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Começa 2ª etapa da ação da Força Nacional do SUS no RS

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (31), a segunda etapa do plano de atendimento a familiares e vitimas do incêndio ocorrido no último domingo (27), na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Saúde Empresarial, por Redação

Tire sete dúvidas sobre medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são vendidos no Brasil há mais de 11 anos. Segundo um estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberta molécula que protege contra insuficiência cardíaca

Uma equipe de cientistas brasileiros e norte-americanos desenvolveu uma molécula capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo que ocorre na insuficiência cardíaca.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo diz que é possível evitar mais de 40% dos casos de câncer

Cerca de 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos registrados em mulheres no Reino Unido são causados pelo estilo de vida e podem ser prevenidos, diz um estudo publicado nesta terça-feira (6) na revista médica "The British Journal of Cancer".

Deixe seu Comentário:

=