Publicado por Redação em Previdência Corporate - 29/03/2011

Fundo de garantia volta ao debate na Câmara dos Deputados

Ana Arraes (PSB-PE) foi designada relatora do Projeto de Lei 3.498, de 2008, do Poder Executivo, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal. A proposição objetiva fortalecer o sistema de seguros privados mediante a constituição de garantias suplementares (quanto a problemas de insolvência) voltadas para o consumidor.

Para isso, a matéria propõe a criação de um fundo de proteção ao consumidor com três variantes: uma para o ramo de seguros de danos, outra para o de seguros de pessoas e previdência complementar aberta, e a terceira para a capitalização. Pelo projeto, que está sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões, as empresas supervisionadas pela Susep serão a fonte principal de recursos dos fundos.

O fundo poderá ainda utilizar o patrimônio dos referidos fundos de investimento em operações de crédito vinculadas a negociações que impliquem o saneamento ou a transferência total ou parcial de carteiras de entidades participantes com elevado risco de insolvência. Os créditos serão pagos aos segurados em caso de liquidação ou falência da empresa. O fundo contará com incentivo tributário, como isenção de IR e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Na mesma Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto chegou a ser relatado, em novembro de 2009, pelo deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), com parecer pela aprovação, mas não foi à votação..

A deputada Ana Arraes (PSB-PE) também foi designada para relatar o PL 7.942, de 2010, que trata do princípio da continuidade do seguro de vida. A proposição obriga a seguradora a discriminar nas condições gerais da apólice quais são as causas de agravamento do risco. Assim, o segurado também fica obrigado a comunicar à seguradora a situação em que agravou o risco. Com a medida, o autor, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), quer evitar o cancelamento unilateral do contrato.

Fonte: www.cqcs.com.br | 29.03.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Perdeu o emprego em 2012? Saiba como declarar o IR

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos VGBL já são sete em cada dez planos de previdência privada vendidos no país

De cada dez brasileiros que fazem um plano de previdência privada, no país, atualmente, sete escolhem aplicar seu dinheiro no Vida Gerador de Benefício Livre, mais conhecido como VGBL, mostram dados do setor.

Previdência Corporate, por Redação

INSS fecha acordo para pagamento de revisão de benefícios por incapacidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou na última quinta-feira, em São Paulo, proposta de acordo ao Ministério Público de São Paulo e ao Sindicato Nacional dos Aposentados para a revisão do cálculo de 2.797 milhões de benefícios por incapacidade pagos pelo Instituto e originados entre os anos de 1999 e 2009.

Previdência Corporate, por Redação

Contribuinte que não pagou o INSS de junho deve pagar multa nesta terça

Os contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos que não recolheram a competência de junho ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Previdência Corporate, por Redação

Quase 50% dos expatriados querem se aposentar no país em que trabalham

Quase a metade dos expatriados (47%) com idade superior a 55 anos gostaria de se aposentar no país no qual estão trabalhando, segundo revela pesquisa realizada pelo HSBC.

Previdência Corporate, por Redação

Reservas da previdência se aproximam do primeiro R$ 1 trilhão

Conscientização do brasileiro aumenta e aplicações crescem mais de dois dígitos todo ano há mais de uma década.

Deixe seu Comentário:

=