Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/08/2011

Fundos de investimento e poupança são aplicações preferidas dos brasileiros

SÃO PAULO - Os fundos de investimentos  e a caderneta de poupança são as aplicações financeiras mais procuradas pelos brasileiros. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Assaf, antecipado ao portal InfoMoney, de dezembro de 2009 a junho de 2011, o estoque das aplicações nos fundos de investimentos aumentou 26,5%, enquanto o estoque da caderneta de poupança teve aumento de 21,45%.
 
Os estoque dos depósitos a prazo (que incluem os CDBs), por sua vez, aumentaram 18,4% e os fundos de ações, 7,7%. Os fundos extramercado* ficaram praticamente estáveis.
 
Entre os fundos de investimentos, foram considerados os fundos cambial, curto prazo, renda fixa, multimercado, referenciado “e outros fundos ainda não enquadrados nas classes instituídas pela Instrução CVM  nº 409, de 18 de agosto de 2004”.
 
Já na classe fundos de ações estão os fundos de investimento em ações, os fundos de investimento em títulos e valores mobiliários (FITVM)  e fundos mútuos de privatização (FMP-FGTS).
 
Rendimento
Segundo o levantamento, que levou em consideração dados do Banco Central, no mesmo período, a poupança obteve rendimento de 11,37%, enquanto os fundos de investimentos de renda fixa tiveram ganhos de 15,7%. Os extramercados, por sua vez, renderam 15,2% e os fundos de ações, 7,94%. Por fim,  os depósitos a prazo tiveram rendimentos médios de 14,1%.
 
* Fundos compostos por recursos de empresas públicas, administrados exclusivamente pelo Banco do Brasil, conforme Resolução nº 2.917, de 19/12/2001.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Welcome to Brazil: saiba como conseguir emprego após temporada no exterior

A crise internacional tem feito com que muitos brasileiros retornem ao Brasil após uma longa temporada. De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 174.597 pessoas voltaram ao Brasil em 2010.

Notícias Gerais, por Redação

SP tem menor percentual de endividados desde outubro de 2009

O total de famílias paulistanas endividadas caiu em novembro para 41% e chegou ao menor patamar desde outubro de 2009 (40,9%). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Notícias Gerais, por Redação

Maioria das Bolsas da Ásia fecha com ganhos, à espera do Fed

Atentos ao desfecho da reunião do Fed (Federal Reserve, banco central americano), os investidores e operadores nos mercados asiáticos esperam mais medidas para apoiar a economia dos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário:

=