Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/02/2014

Gasto com educação faz prévia da inflação subir 0,7% em fevereiro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,7% em fevereiro, puxado pelo aumento nos gastos com educação, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (21).

O índice ficou próximo da taxa de janeiro, que foi de 0,67%. Em fevereiro de 2013, a taxa havia sido de 0,68%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 5,65% --leve alta em relação aos 12 meses encerrados em janeiro (5,63%).

O governo tem como meta manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).


Educação puxa alta, com aumento das mensalidades

Em fevereiro, o grupo educação teve alta de 6,05% e foi o principal responsável pela alta da inflação (0,27 ponto percentual).

O motivo são os reajustes praticados no início do ano letivo, especialmente os aumentos nas mensalidades dos cursos regulares, que subiram 7,65% e foram o item que mais puxou a alta da inflação (0,22 ponto percentual).
Artigos de casa aparecem em seguida

Depois do grupo educação, o que mais influenciou a alta do IPCA-15 foram os artigos de residência (de 0,49% em janeiro para 1,17% em fevereiro) e as despesas pessoais (de 1,31% para 1,19%).

Os preços dos eletrodomésticos aumentaram 2,82% e tiveram forte influência nos artigos de residência. Já no caso das despesas pessoais, o avanço foi puxado pelos itens empregados domésticos (1,41%) e cigarro (4,74%).

Entre alimentos e bebidas, a alta desacelerou: tinha subido 0,96% em janeiro, e avançou 0,52% em fevereiro. O mesmo aconteceu com os alimentos consumidos em casa: passaram de 1,01% para 0,25%. Alguns produtos ficaram mais baratos, como a batata-inglesa (-10,66%), o tomate (-5,60%), o leite (-5,07%), o feijão carioca (-4,27%) e o frango inteiro (-1,04%).

Dois grupos tiveram queda: vestuário (de 0,59% em janeiro para -0,68% em fevereiro) e transporte (de 0,43% para -0,09%).

As passagens aéreas, com -20,36%, exerceram o mais forte impacto para baixo no IPCA-15 do mês, com -0,11 ponto percentual.
No Rio, alta do aluguel e das tarifas de ônibus

Dentre os índices regionais, o maior foi o da região metropolitana do Rio de Janeiro (0,95%), onde o aluguel residencial apresentou alta de 2,77% e empregado doméstico, 2,85%.

Os ônibus urbanos (1,82%) e intermunicipais (4,36%) também influenciaram o resultado da região, refletindo os reajustes de 9% nos ônibus urbanos, em vigor a partir de 8 de fevereiro, e 5,77% nos intermunicipais, concedido em 13 de janeiro.

O menor índice foi o de Brasília (0,06%), em virtude da queda de 28,38% nos preços das passagens aéreas.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Mercado de trabalho resiste a baixo crescimento da economia brasileira

Os números positivos sugerem que o mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços, ainda resiste ao baixo crescimento da economia.

Notícias Gerais, por Redação

Governo decide apoiar mudança no indexador das dívidas dos Estados

Na tentativa de acabar com a guerra fiscal entre Estados para a atração de importações e estimular os investimentos, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (5)

Notícias Gerais, por Redação

Mulheres: como investir e cuidar das finanças nas diversas fases da vida?

As mulheres conquistaram a independência financeira e têm se interessado cada vez mais pelos investimentos e pelo controle das finanças. É fato que, nas últimas décadas, muita coisa mudou na maneira como elas lidam com questões financeiras e profissionais.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa cai 0,58% por cautela de investidor; dólar vale R$ 1,76

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) não destoa dos demais mercados financeiros e também oscila no campo negativo.

Notícias Gerais, por Redação

Bocejar pode resfriar o cérebro, diz estudo

Bocejar pode ser um mecanismo de resfriamento do cérebro, sugere um estudo realizado na universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa segue nervosismo mundial e cai 3,1%; dólar bate R$ 1,90

Os mercados de capitais atravessam um novo período de enorme volatilidade, com investidores correndo das Bolsas de Valores e se refugiando no dólar, a reserva de valor por excelência em momentos de pânico.

Deixe seu Comentário:

=