Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/12/2015

Governadores querem que planos de saúde paguem por uso da rede pública com seus pacientes

Reunião de governadores em Brasília

Proposta foi apresentada hoje, em reunião dos governadores com o novo ministro da Fazenda Nelson Barbosa.

Em reunião realizada hoje, dia 28, em Brasília, com o novo Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, os governadores de alguns estados brasileiros entregaram uma pauta de reivindicações ao governo. Dentre elas, os gestores estaduais pedem que a União autorize a cobrança, por parte dos Estados e Municípios, pelo uso dos serviços da rede pública de saúde, aos planos de saúde.

A cobrança aos planos de saúde como nova fonte de receita para estados e municípios

Os governadores reunidos defendem que a cobrança aos planos de saúde seja feita pelos estados e municípios. Atualmente, esta cobrança é feita somente pela União e de maneira bem superficial. Eles defendem esta prática, como uma nova fonte de receita para quem autorizar a utilização dos equipamentos públicos de saúde, seja o estado ou município. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão(PMDB), que compareceu à reunião, questionou a maneira como seria regulamentada esta cobrança. Ele é um dos defensores da ideia.

Os usuários do planos de saúde estão usando o atendimento público

De acordo com o governador do Rio, Luiz Pezão, os usuários que possuem plano de saúde estão se utilizando do Sistema Único de Saúde(SUS), para busca atendimento médico. Segundo o político, muitos estão inadimplentes com seus planos, o que os impede de buscar a rede credenciada para atendimento Assim sendo, temos uma sobrecarga no sistema de saúde pública. Além disto, a situação se agrava pela diminuição no repasse de recursos por parte do governo federal.

Além de Pezão, esteve presente ao encontro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), que propôs que a cobrança, pelo uso dos equipamentos públicos, deve ser feita, inclusive, das seguradoras de saúde. De acordo com o mesmo, atualmente, as seguradoras estão financiando a cobertura no atendimento em serviços de saúde de seus segurados. Alckmin também defende que a cobrança deve se feita, de modo intenso, por parte de estados e municípios.

Estiveram presentes à reunião , além de Pezão e Alckmin, os governadores da Bahia(Rui Costa), do Distrito Federal( Rodrigo Rollemberg), de Minas( Fernando Pimentel), Paulo Câmara (Pernambuco), Goiás (Marconi Perillo), Marcelo Miranda(Tocantins), Wellington Dias ( Piauí), José Ivo Sartori ( Rio Grande do Sul) e o Vice Governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Fonte: Blasting News


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Revolução no Alzheimer: beta-amiloides podem ser defesa do cérebro

  Os amiloides - aglomerados de proteínas deformadas encontrados nos cérebros de pessoas com Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas - têm sido os caras maus por excelência da neurobiologia.

Saúde Empresarial, por Redação

Secretários municipais de saúde recebem desafios do ministério

Cerca de 2 mil secretários municipais de saúde, das 435 Regiões de Saúde existentes no País, terão como desafios nos próximos quatro anos melhorar a qualidade da atenção básica, investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde, e humanizar o atendimento à população.

Saúde Empresarial, por Redação

Contratualização de hospitais entra em consulta pública

Para garantir uma assistência qualificada e humanizada da atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde cria a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), com objetivo de estabelecer diretrizes e normas para organização dos serviços de saúde e reestruturar dos já existentes.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo antibacteriano reduz em 1.000 vezes chance de infecção pós-cirúrgica

Infecções são um problema onde quer que elas surjam.

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade

A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil doa mais de 4 milhões de doses de vacinas ao Haiti

O Ministério da Saúde doou, para o Haiti, 4.349.000 de doses de vacinas BCG (formas graves de tuberculose), Pólio (poliomielite), DPT (difteria, tétano, coqueluche) e DT (difteria e tétano).

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova Emenda 29, que regulamenta repasses na Saúde

O Senado aprovou na quarta-feira (7) a regulamentação da Emenda 29, que define os valores mínimos a serem investidos na Saúde. Com isso, a proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada.

Deixe seu Comentário:

=