Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/05/2012

Governo estuda mais medidas para evitar a crise

ministro Fazenda, Guido Mantega, informou em audiência pública, na última terça-feira (22), que o governo está estudando algumas medidas anticrise. Entre elas está a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeira) na portabilidade do crédito habitacional.

Segundo o ministro, o mutuário poderá renegociar um empréstimo habitacional contratado antes da atual queda Selic, com prazo de 15 a 20 anos, com taxa de juro elevada para os padrões atuais, sem o pagamento do IOF ou de qualquer outra taxa.

Conforme publicado no jornal Valor Econômico, Mantega acredita que as novas regras farão com que o próprio banco credor do mutuário tenha interesse em renegociara as condições do financiamento para reter o cliente.

Outras medidas
Com relação a inadimplência bancária, o ministro informou que o governo pretende evitar que no momento da reestruturação da dívida antiga sejam cobrados os tributos devidos.

O ministro também informou, que está sendo estuda uma medida para estimular a ampliação do crédito e dos prazos de financiamento de motos.

E por último, o ministro disse que o governo também estuda a desoneração do PIS/Cofins às empresas de saneamento básico, mas negou que haja uma decisão fechada. Segundo ele, o principal obstáculo à medida é o artigo 14 da  LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que obriga o governo a adotar medidas de compensação para a desoneração do PIS/Cofins.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MetLife participa da feira Naval Shore

Seguradora leva proposta de pacote de benefícios para feira da indústria naval

Notícias Gerais, por Redação

Comissão aprova direcionamento de R$ 2 bi para reajuste do Judiciário

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) o direcionamento de R$ 2 bilhões para viabilizar o reajuste de servidores e dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Notícias Gerais, por Redação

Na ONU, Dilma pedirá articulação para solucionar crise econômica

A presidente Dilma Rousseff pedirá nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU, uma articulação entre os países para superar a crise econômica global.

Notícias Gerais, por Redação

Rebeldes terão ajuda de FMI e Banco Mundial para reconstrução líbia

O Banco Mundial reconheceu oficialmente nesta terça-feira o CNT (Conselho Nacional de Transição) como governo legítimo da Líbia e disse ter recebido pedidos para ajudar a restabelecer os serviços vitais do país e desenvolver programas para criação de empregos, no momento em que a Líbia tenta voltar ao normal após seis meses de guerra.

Deixe seu Comentário:

=