Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/04/2013
Governo não poupará medidas para controlar inflação, diz Mantega
Com o resultado, o mercado praticamente descartou elevação da taxa básica Selic, hoje em 7,25%, na reunião do Copom da próxima semana
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que o governo não poupará medidas para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que destacou que em breve serão anunciadas desonerações aos setores sucrolacooleiro e químico.
"Estamos atentos à inflação porque ela é prejudicial à economia brasileira", disse ele ao sair da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. "A boa notícia é que a inflação de março foi menor do que a de fevereiro e janeiro."
Mantega destacou a pressão dos alimentos, que, para ele, impediram que a desaceleração fosse maior. "(A inflação de) serviços já reduziu em março. O maior vilão é alimentos."
Ele disse ainda que o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março mostra trajetória de queda da inflação. O indicador no mês passado ficou em 0,47 por cento, mas no acumulado em 12 meses chegou a 6,59 por cento, estourando o teto da meta de inflação, de 4,5 por cento mais 2 pontos de tolerância.
Com o resultado, o mercado praticamente descartou elevação da taxa básica Selic, hoje em 7,25 por cento, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central da próxima semana, deixando a alta para maio.
Por outro lado, Mantega afirmou que está havendo um crescimento econômico gradual e que é preciso continuar dando competitividade à economia do país.
"Em março vai haver crescimento da indústria, mas o importante é a recuperação do investimento", disse ele.
Em fevereiro, a produção industrial brasileira recuou 2,5 por cento, no pior resultado mensal em pouco mais de quatro anos, mostrando as dificuldades para a recuperação da atividade econômica do país.
Fonte: Infomoney
Posts relacionados
Especialista fala sobre a sustentabilidade na indústria financeira brasileira
O surgimento de acordos internacionais, especialmente os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) mostram que o mercado segurador atenta para este tema, e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente nas atividades do setor.
Economia brasileira cresce 2,7% em 2011
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010, informou nesta terça-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Governo quer reduzir preços das passagens aéreas para aumentar turismo interno
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou na quinta-feira (12) que vai se reunir ainda este mês com os presidentes de companhias aéreas do país para discutir medidas capazes de reduzir os preços das passagens nos vôos nacionais e, com isso, aumentar o turismo interno,
Economia brasileira voltará a crescer em novembro, diz Mantega
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (23), em audiência na Câmara dos Deputados, que a economia brasileira crescerá mais nos últimos meses do ano.
Desemprego de agosto é o menor desde 2002, aponta IBGE
A taxa de desemprego para o conjunto de seis regiões metropolitanas do país ficou estável em agosto, variando 6%, leitura idêntica a do mês de julho e inferior à marca registrada em agosto de 2010 (6,7%).







