Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/09/2011

Grupo testa transfusão de hemácias produzidas em laboratório

Pesquisadores em Paris realizaram com sucesso uma transfusão de glóbulos vermelhos (hemácias) produzidos em laboratório a partir de células-tronco.

Há pesquisas anteriores que envolvem a geração de células sanguíneas a partir de células-tronco --o sangue sintético--, mas esta seria a primeira a mostrar que elas podem sobreviver ao serem injetadas no corpo humano.

A descoberta pode levar à criação, no futuro, de suprimentos de sangue individualizados --no experimento, o doador das células-tronco e o receptor das células criadas em laboratório eram a mesma pessoa.

Com isso, em tese, não haveria o risco de se utilizar produto contaminado em transfusões e nem seria necessário alimentar bancos de sangue com antecedência às intervenções cirúrgicas, por exemplo.

"Produzir uma cultura de glóbulos vermelhos é promissor, já que outras tentativas de se criar fontes alternativas [de sangue] não foram bem-sucedidas", comentou o autor principal do estudo, Luc Douay, professor de hematologia da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris.

O estudo está na edição de 1º de setembro da revista "Blood".

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 06.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Maioria da população mundial consome sódio em excesso

Três em cada quatro adultos no mundo consomem cerca do dobro da quantidade diária de sódio recomendada pelos órgãos de saúde. Essa é a conclusão de um estudo apresentado nesta quinta-feira no encontro anual da Associação Americana do Coração, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai liberar R$ 1,6 bilhão para unidades básicas de saúde

O governo federal usará R$ 1,6 bilhão para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. O anúncio foi feito hoje (29) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Saúde Empresarial, por Redação

Boa relação com o médico aumenta tolerância à dor

A relação entre médico e paciente baseada em empatia e confiança não só é fundamental para que o paciente se sinta à vontade durante a consulta, mas também altera a sua resposta ao stress e aumenta a sua tolerância à dor.

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberto primeiro alarme do corpo na invasão de um vírus

Pesquisadores localizaram um ponto exato no corpo humano onde é dado o primeiro sinal de alerta do ataque de um vírus, acionando o sistema imunológico.

Saúde Empresarial, por Redação

Termina nesta quinta mutirão de uma semana de testes de HIV em SP

Termina nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, um mutirão de testes de HIV. Somente entre a última quinta e o domingo, o Fique Sabendo, campanha da Secretaria de Estado da Saúde, 51 mil exames gratuitos foram realizados em 500 municípios de todo o estado de SP.

Deixe seu Comentário:

=