Hospital 9 de Julho, em São Paulo, implanta novo projeto "Enfermeiro Navegador"


Em Saúde Empresarial, por Redação em 17/05/2018 às 13:03:17



O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), implementou recentemente o projeto Enfermeiro Navegador, que capacita profissionais de saúde a gerenciar e personalizar o atendimento. Segundo o Dr. Alfonso Migliore, diretor Geral do H9J, o foco é oferecer para pacientes e familiares um atendimento personalizado durante todo tratamento. "Nosso objetivo é adequar a rotina, hábitos e cuidados ao paciente na medida em que ele passa a utilizar diferentes estruturas e níveis de complexidade do hospital" explica o executivo.

Com esse novo projeto, o enfermeiro responsável pelo paciente atuará organizando um plano de cuidados individualizado, que o ajudará desde o suporte à organização de consultas e exames até em processos formais de liberação de guias, para garantir que o histórico e os dados de saúde estejam atualizados eletronicamente. O Dr. Migliore reforça que a ideia é garantir que as necessidades do paciente sejam atendidas para que o tratamento siga no timing correto e com o uso dos melhores recursos que a instituição oferece para o caso.

De dentro para fora

Além disso, mais do que tratar uma doença, a visão do H9J é para com o ser humano. Especialmente porque o hospital é referência no atendimento a casos de alta complexidade, que costumam exigir acompanhamento multidisciplinar e tratamentos específicos, como acontecem nos cânceres, doenças neurológicas, ginecológicas, urológicas e do aparelho digestivo para citar algumas das grandes áreas da instituição.

Entre os papéis do enfermeiro navegador está a identificação de todas as barreiras - psicológica, social, financeira e estrutural - que afetam a habilidade do paciente para entender e aderir aos tratamentos ideais e, com isso, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde como psicólogos, nutricionistas etc que podem ser envolvidos no acompanhamento do paciente, em caso de necessidade.

O Dr. Migliore explica que investir em um projeto como esse é um passo importante para o H9J. "Buscamos a excelência em humanização. Gerenciar um tratamento complexo e de longa data é um processo trabalhoso e Contar com o apoio da instituição nessa trajetória pode ser fator determinante para um melhor combate da doença", finaliza o executivo.


Fonte: Hospitais do Brasil



Comentar


=