Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/06/2012

Identificado gene anormal ligado ao desenvolvimento do Parkinson

Pesquisa pode ajudar a detectar a doença de forma precoce e a desenvolver drogas que um dia poderão parar sua progressão

Uma equipe internacional de cientistas que inclui a Universidade de Saskatchewan, no Canadá, identificou um gene anormal que leva ao desenvolvimento da doença de Parkinson.

A descoberta, apresentada no 16th International Congress of Parkinson?s Disease and Movement Disorders in Dublin, abre caminho para determinar a natureza de anormalidades cerebrais que este defeito genético produz.

"O trabalho promete também ajudar a encontrar formas de detectar o Parkinson de forma precoce e a desenvolver drogas que um dia poderão parar a progressão da doença", afirma o pesquisador Ali Rajput.

O estudo envolveu 13 de 57 membros de uma família de Saskatchewan, que haviam sido diagnosticados com a doença de Parkinson. Três outros casos isolados de Saskatchewan e uma família de British Columbia também apresentaram a mesma mutação.

Utilizando uma base de dados de mais de 500 cérebros e quase 2.200 amostras de sangue de pacientes com Parkinson, os pesquisadores confirmaram a ligação do gene com a doença de Parkinson comparando essas amostras doentes com o DNA de milhares de pacientes sadios.

O gene anormal é uma versão mutante de um gene chamado DNAJC13, já identificado em pesquisas anteriores.

A doença de Parkinson é uma doença progressiva que causa sintomas como tremores, lentidão, rigidez e comprometimento mental. Na maioria dos casos, os sintomas aparecem depois dos 40 anos. Estima-se que cerca de um milhão de pessoas na América do Norte e mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas pela doença.

Fonte: www.isaude.net


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Teste rápido para a tuberculose será oferecido no SUS

O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, um teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai investir R$ 10 milhões para capacitar unidades de saúde a fazer transplantes

O governo federal prevê investimentos de R$ 10 milhões destinados a centros de referência em transplantes interessados em capacitar unidades que ainda não oferecem esse tipo de cirurgia.

Saúde Empresarial, por Redação

Quimioterapia reduz mortes por câncer de mama

Estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, reuniu dados de 123 testes clínicos e mais de cem mil mulheres e mostrou que o uso da quimioterapia nos últimos 40 anos reduziu em 33% a mortalidade por câncer de mama.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS diz não ter previsão para que haja controle de honorário médico

O diretor-presidente da ANS Suplementar), Maurício Ceschin, disse não haver previsão legal para que a Agência faça controle dos preços pagos a prestadoras de serviços médicos ou o repasse dos honorários médicos.

Deixe seu Comentário:

=