Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/07/2011

Índice de Preços ao Produtor de maio recua e registra deflação de 0,55%

 

SÃO PAULO - O IPP (Índice de Preços ao Produtor) da indústria de transformação registrou deflação no último mês de maio, marcando variação de -0,55%, resultado 0,83 ponto percentual inferior ao que foi registrado em abril (0,28%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de maio deste ano foi 1,02 ponto percentual menor. Além disto, no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de variação dos preços registrada pelo IPP é de 5,60%, 1,08 ponto percentual menor que a apresentada em abril. Por fim, no acumulado de 2011, a variação chegou a 1,13%.
 
Alimentos pressionam
Segundo o IBGE, 13 das 23 atividades pesquisadas tiveram altas de preços em abril, com as variações mais fortes sendo registradas em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -2,35%, e boracha e plástico, com -2,15%.
 
Por outro lado, a redução no resultado do índice foi continua sendo motivada principalmente pelos alimentos, que desta vez contribuíram com uma queda de 0,36 ponto percentual do índice, ao registrarem deflação de 2,01% no mês passado. Outro item que teve expressiva contribuição para a queda do resultado do IPP foi refino de petróleo e produtos de álcool, com influência negativa de 0,23 ponto percentual.
 
Entenda o índice
O IPP, que inicialmente acompanhará as indústrias de transformação, tem como objetivo medir a mudança média dos preços de vendas dos produtores domésticos de bens e serviços. A pesquisa é feita junto a 1.400 empresas e considera os preços recebidos pelo produtor, descontados os impostos, tarifas e fretes.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 05.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economista: brasileiro ficaria 10% mais rico com reforma tributária

O economista Bernard Appy, autor de uma proposta de reforma tributária, afirmou que se o governo fizesse a alteração na cobrança do PIS/Cofins, ICMS e ampliasse a desoneração da folha de pagamento para todos o setores,

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do brasileiro aumenta em março, aponta Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu de 67,2 pontos, em fevereiro, para 67,7, em março.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre estável após oito altas seguidas

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu as negociações nesta sexta-feira operando próxima a estabilidade. Às 11h10 (de Brasília), o Ibovespa, principal índice acionário do País, operava em leve alta de 0,16%, aos 63.055 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Entrada de dólares no país supera saída no mês; saldo é de US$ 8,5 bi

Os dólares que entraram no Brasil superaram a quantidade que saiu, deixando o saldo dessa conta positivo em US$ 8,5 bilhões em setembro.

Deixe seu Comentário:

=