Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/10/2016

Investimentos são alternativa a planos de previdência privada

Desempregado havia seis meses, o professor e analista de sistemas Jair da Silva buscava emprego no trânsito de São Paulo: O que ia fazer? Começa a bater desespero

Mudanças esperadas para a Previdência pública reforçam a necessidade de ter um outro fundo para a aposentadoria

As discussões sobre a reforma da previdência reforçam a importância de buscar uma segunda fonte de rendimento para a aposentadoria — o que não sugere, necessariamente, planos de previdência privada. De acordo com consultores financeiros e especialistas em direito previdenciário, garantir um acréscimo ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é fundamental, ainda mais em razão das incertezas diante das mudanças que se avizinham.

— O ideal é criar uma reserva financeira para a aposentadoria o quanto antes. Mas nunca é tarde para iniciar: faltando até cinco anos para se aposentar, dá para começar a economizar — recomenda o consultor financeiro Adriano Severo.

Ele sugere aplicar em fontes diversificadas: títulos públicos, CDBs e uma pequena parte em renda variável, com a disciplina de sacar apenas anos mais para frente, quando chegar a hora da aposentadoria.

A sugestão por outro investimento que não seja a previdência privada se deve às tarifas elevadas cobradas para administrar o dinheiro: as taxas anuais de administração podem passar de 2% sobre o patrimônio, além das cobranças sobre cada contribuição — as taxas de carregamento.

— Essas cobranças podem corroer parte da aposentadoria — observa Severo.

Embora planejar um complemento à aposentadoria seja importante, não se deve abrir mão das contribuições ao INSS — opção de muitos autônomos —, afirma Jane Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP):

— Apesar das restrições, a previdência pública ainda é a mais segura quando se avalia risco de um fundo quebrar.

Simulação de investimentos diversos

Fonte: Zero Hora


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

SulAmérica tem novo diretor de Sinistros Automóvel

A SulAmérica Seguros, Previdência, Investimentos e Capitalização tem novo diretor. Renato Roperto, 37, exercerá o cargo recém criado de diretor de Sinistros Automóvel, reportando-se à vice-presidência de Operações, comandada por Marco Antunes.

Previdência Corporate, por Redação

Perdeu o emprego em 2012? Saiba como declarar o IR

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social no Brasil poderá ter regras modificadas em breve

Após treze anos em vigor , o fator previdenciário pode chegar ao fim. Deputados e governo buscam um acordo que permita votar, após as eleições municipais, o projeto de lei 3299/08, que acaba com o mecanismo usado na concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.

Previdência Corporate, por Redação

Cupira ganha Agência da Previdência Social

Será inaugurada nesta quinta-feira (29), mais uma Agência da Previdência Social no Interior de Pernambuco. O município de Cupira, no Agreste de Pernambuco, sedia a nova unidade que deve abranger também as cidades de Panelas e Lagoa dos Gatos.

Deixe seu Comentário:

=