Publicado por Wellington em Notícias Gerais - 24/10/2016

Livro compara presidentes de empresas a heróis como Jesus e Luke Skywalker

Luke Skywalker

Uma pessoa comum, que tem uma vida comum, é arrastada para uma situação de aventura onde se revela capaz de feitos sobrenaturais para sobreviver.

Segundo o livro "O Herói de Mil Faces", do sociólogo americano Joseph Campbell, de 1949, essa é a estrutura básica das histórias de todos os heróis que conhecemos (de religião, mitologia ou conto de fadas).

Jesus, Buda, Star Wars, O Rei Leão, Titanic, Matrix, Pulp Fiction: personalidades e filmes pop revelariam a mesma trajetória.

Um livro brasileiro, lançado neste ano, "O Chamado - Você é o Herói do Próprio Destino", da jornalista Maria Tereza Gomes (editora Gen/Atlas), compara os presidentes de empresas a heróis e conta histórias e exemplos de liderança.

Ao analisar o roteiro de vida de um executivo e de Luke Skywalker, de Star Wars, a autora aponta 12 passos em comum. Veja alguns:

  • Chamado para a aventura: o executivo recebe convite para um cargo; Luke vê a mensagem da princesa Leia
  • Recusa: executivo não aceita o cargo; Luke tem de cuidar da colheita
  • Encontro com mentor: executivo recebe orientações de alguém inspirador; Obi-Wan resgata Luke do povo do deserto
  • Testes, aliados, inimigos: executivo enfrenta demissões, crises, chefes ruins; Luke pratica com o sabre de luz
  • Recompensa: executivo influencia empresas e pessoas; Luke se torna um Jedi

O livro tem entrevistas com executivos que foram presidentes de empresas como Unilever, GE, Vivo, Otis Elevadores e Banco Fator. Eles contam histórias de sucesso e desafios.

 

Engolidor de sapos

É comum achar que presidentes de empresas podem fazer o que querem na hora em que desejarem. Acácio Queiroz, que foi CEO (chief executive officer) da Chubb Seguros, afirma que a parte boa do cargo é a autonomia para pensar em projetos e fazer acontecer. "O pior é perder o controle de nossa própria agenda". Manoel Horácio, que foi CEO do Banco Fator, afirma que o problema é "engolir muito sapo", de cima (acionistas e conselho de administração) e de baixo (funcionários). "Somos ensanduichados".

Problemas? Oba!

Herói que é herói não foge de problemas, gosta de ser resolvedor de pepinos. Parece haver uma necessidade de solucionar logo uma dificuldade e partir para a próxima. Luiz Kaufmann, que dirigiu o plano de saúde Medial, conta que assumiu a extinta empresa de telefonia Vésper depois de ela ter quebrado. Precisou renegociar uma dívida de US$ 1,3 bilhão com 50 credores americanos. Conseguiu desconto de 90% na dívida, resolveu e problema e saiu quando a empresa foi vendida para a Embratel.

8 dicas para ser um CEO

A autora faz uma lista das atitudes necessárias para ser presidente de uma empresa:

  • 1. Faça uma autoavaliação. Você tem sido protagonista ou coadjuvante de sua jornada?
  • 2. Encare o desconhecido, planeje menos e curta mais o caminho
  • 3. Perder é normal, mas aprenda com as derrotas
  • 4. Explore suas experiências. Aprendizados e conquistas valem mais que bens materiais
  • 5. Prepare-se para um dia perder o cargo
  • 6. Todos têm problemas. A diferença é atitude: herói não recusa, busca solução
  • 7. Tenha um mentor
  • 8. Escreva sua biografia. A narrativa ajuda a dar significado para a vida

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como receber pagamentos de empresas sem filial no País

Trabalhos temporários no exterior ou para empresas fora do Brasil são práticas cada vez mais comuns entre os brasileiros. A habilidade com diferentes idiomas abre portas para quem quer trabalhar em outro país ou até mesmo fazer um trabalho para uma empresa estrangeira da sala de estar de sua casa.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil está na 11ª posição com melhor estabilidade financeira

O Brasil aparece em 11ª posição com melhor estabilidade financeira entre 60 países no Índice de Desenvolvimento Financeiro, à frente de todos os países da zona do euro, dos Estados Unidos e do Japão.

Notícias Gerais, por Redação

Crise europeia enfraqueceu G20, diz representante do Brasil no FMI

Para o economista Paulo Nogueira Batista, diretor para o Brasil e mais oito países da região no FMI (Fundo Monetário Internacional), a crise europeia minou as forças da reunião de cúpula do G20, que terminou sem acordo, por exemplo, sobre como capitalizar o fundo monetário, um dos principais pontos em debate.

Notícias Gerais, por Redação

Receita paga hoje maior lote de restituições do IR; 2,69 milhões receberão

A Receita Federal libera nesta segunda-feira o pagamento do 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2011. A todo, o fisco irá pagar quase R$ 2,5 bilhões para 2,69 milhões de contribuintes.

Deixe seu Comentário:

=