Publicado por Redação em Dental | 27/11/2015 às 11:27:54


Mais essa: TPM causa mau hálito


A alteração hormonal diminui o fluxo salivar que aumenta a saburra lingual e causa a halitoseFoto: Maridav / Shutterstock

Além da irritação e vontade louca por doces, o período antes da menstruação pode aumentar as chances de a halitose aparecer

A tensão pré-menstrual é velha conhecida (e inimiga) de muitas mulheres (e seus maridos). O período que antecede a menstruação é de mal-estar para algumas pessoas que apresentam sintomas como mudança de humor, dor de cabeça, inchaço, entre outros sinais incômodos. Como se não bastasse, essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito e manifestar.

s alterações hormonais alteram o equilíbrio hídrico, diminui a quantidade de água no organismo e transfere esse líquido para pontos localizados, o que gera edema, inchaço. “Essa diminuição de água disponível causa redução do fluxo salivar, causando mais saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua e acumula bactérias. Também ocorre nesse período o aumento de descamação do epitélio bucal, outro fator que contribui para a produção de saburra”, diz Ana Kolbe, especialista em halitose.

A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina que, por sua vez, causa hipossalivação e diminuição do fluxo salivar. Mais uma vez o cenário é de aumento de saburra. Essa placa formada na língua contém bactérias que metabolizam proteínas das células e restos alimentares, e, nesse processo, há a eliminação de enxofre, fonte do mau cheiro na boca.

A mudança na alimentação nessa fase também ajuda a piorar o hálito. “Alimentação inadequada pode comprometer o hálito não apenas na TPM, como em qualquer fase da vida”, afirma Kolbe.

A boa notícia é que, ao tratar a tensão pré-menstrual, a halitose tende a melhorar. Além disso, existem mudanças de hábito que podem ajudar nessa fase. “Faça atividade física regular, pelo menos três vezes por semana, ingira, aproximadamente, três litros de água por dia nesse período, evite tudo que puder aumentar o nível de estresse”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=