Publicado por Redação em Dental - 27/11/2015

Mais essa: TPM causa mau hálito

A alteração hormonal diminui o fluxo salivar que aumenta a saburra lingual e causa a halitoseFoto: Maridav / Shutterstock

Além da irritação e vontade louca por doces, o período antes da menstruação pode aumentar as chances de a halitose aparecer

A tensão pré-menstrual é velha conhecida (e inimiga) de muitas mulheres (e seus maridos). O período que antecede a menstruação é de mal-estar para algumas pessoas que apresentam sintomas como mudança de humor, dor de cabeça, inchaço, entre outros sinais incômodos. Como se não bastasse, essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito e manifestar.

s alterações hormonais alteram o equilíbrio hídrico, diminui a quantidade de água no organismo e transfere esse líquido para pontos localizados, o que gera edema, inchaço. “Essa diminuição de água disponível causa redução do fluxo salivar, causando mais saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua e acumula bactérias. Também ocorre nesse período o aumento de descamação do epitélio bucal, outro fator que contribui para a produção de saburra”, diz Ana Kolbe, especialista em halitose.

A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina que, por sua vez, causa hipossalivação e diminuição do fluxo salivar. Mais uma vez o cenário é de aumento de saburra. Essa placa formada na língua contém bactérias que metabolizam proteínas das células e restos alimentares, e, nesse processo, há a eliminação de enxofre, fonte do mau cheiro na boca.

A mudança na alimentação nessa fase também ajuda a piorar o hálito. “Alimentação inadequada pode comprometer o hálito não apenas na TPM, como em qualquer fase da vida”, afirma Kolbe.

A boa notícia é que, ao tratar a tensão pré-menstrual, a halitose tende a melhorar. Além disso, existem mudanças de hábito que podem ajudar nessa fase. “Faça atividade física regular, pelo menos três vezes por semana, ingira, aproximadamente, três litros de água por dia nesse período, evite tudo que puder aumentar o nível de estresse”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia

Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo

Dental, por Redação

Flúor auxilia na prevenção contra cáries

Creme dental deve ser utilizado com moderação

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana.

Dental, por Redação

Cientistas descobrem nova molécula anti-cáries

Aparentemente, cárie será uma coisa da qual as crianças não mais precisarão se preocupar.

Deixe seu Comentário:

=