Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/09/2011

Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira (21) tomar medidas no âmbito do Ministério da Fazenda para conter a valorização do dólar ante o real.

"O câmbio esta apenas devolvendo o que valorizou antes", disse o ministro ao desembarcar na estação de trem em Washignton, onde vai participar dos encontros do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Mantega não quis fazer comentários sobre eventual venda de dólares pelo Banco Central. "Pergunte ao BC", disse. O ministro disse que a valorização do dólar reflete uma tendência mundial em que a moeda americana se valoriza ante outras divisas por conta do aumento do risco na Europa.

Mantega disse não temer efeitos da alta do dólar sobre a inflação no Brasil. Ele argumenta que, se houver o agravamento da crise mundial, de um lado o câmbio se desvaloriza, mas por outro cai os preços das commodities, aliviando pressões sobre índices de preços.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC estará "especialmente vigilante" na condução da política monetária

O Banco Central informou que a política monetária deve se manter especialmente vigilante em momento como o atual, segundo ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Sindicatos se reúnem com Mantega para discutir a isenção do IR na PLR

As centrais sindicais irão se reunir, nesta quarta-feira (21), com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir sobre a isenção do IR (Imposto de Renda) na PLR (Participação de Lucros e Resultados).

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência do consumidor sobe 23% no ano, aponta Serasa

A inadimplência do consumidor apresentou alta de 23,0% no acumulado dos dez primeiros meses deste ano ante igual período de 2010, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 6ª semana, mercado eleva previsão para inflação em 2012

O mercado manteve a previsão para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para este ano, mas aumentou para 2012 (pela sexta semana consecutiva), e elevou a do dólar em 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Aposentados que ganham acima do mínimo pedem reajuste de 12%

Os aposentados que ganham acima de um salário mínimo querem que o reajuste dos benefícios seja de 11,7%, em 2012.

Deixe seu Comentário:

=