Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2011

Melhora da renda e aumento do consumo impulsionam setor farmacêutico

SÃO PAULO – A melhora na distribuição de renda, aliada ao aumento do consumo e da baixa taxa de desemprego, contribuiu para o expansivo crescimento do setor farmacêutico no Brasil. Para se ter uma ideia da importância desse canal, o Brasil já representa 42% da demanda da América Latina, segundo pesquisa do IMS Health, apresentada na feira Abradilan Farma & HPC 2011.

Outro fator relevante para o mercado foi a expansão da distribuição dos genéricos, com o intuito de alcançar maior número de pontos de venda no varejo.

Dessas forma, as populações de zonas periféricas passaram a ter mais acesso aos medicamentos, ao mesmo tempo em que as pequenas e médias redes de farmácia e drogarias também cresceram.

O papel dos distribuidores regionais
De acordo com o estudo do IMS Health, de um total de 59.951 farmácias no Brasil que faturam R$ 34 bilhões, 12.342 lojas (mais de 20,58%) são atendidas prioritariamente pelos distribuidores regionais e movimentam R$ 4,4 bilhões por ano.

“É nesta hora que ressaltamos a importância dos distribuidores regionais. São eles os responsáveis por chegar às zonas mais distantes”, explica o diretor executivo da Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais), Geraldo Monteiro.

Otimismo para 2011
A Abradilan realizou uma enquete recentemente para avaliar as perspectivas de crescimento dos negócios para 2011, e revela otimismo. Afinal, entre os 116 associados, todos projetam incremento para este ano, sendo que:

•22,95% projetam crescimento superior a 30%;
•22,95%, de 21% a 30%;
•26,23%, de 11% a 20%;
•27,87%, de até 10%.
Já outra enquete mostrou que 44,23% dos associados projetam investir na qualificação da equipe de colaboradores e na ampliação do Centro de Distribuição. Outros 42,31% vão investir apenas na qualificação da equipe, e 7,79%, na ampliação do Centro de Distribuição. Os outros 5,67% não pretendem realizar investimentos em 2011.

Fonte: web.infomoney.com.br | 16.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego em 7 regiões cai para 10,6% em agosto, diz Seade e Dieese

O total de ocupados foi estimado em 19,9 milhões de pessoas e o total de desempregados chega a 2,355 milhões

Notícias Gerais, por Redação

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro.

Notícias Gerais, por Redação

Ministro defende mais dias letivos nas escolas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que prefere ampliar o número de dias letivos nas escolas em vez de ampliar o número de horas/aula.

Notícias Gerais, por Redação

Bancos brasileiros apostam na alta do dólar

A corrida dos bancos brasileiros para liquidar suas apostas na queda do dólar, segundo analistas, explica porque a moeda subiu em um período em que houve forte entrada de recursos estrangeiros no país.

Deixe seu Comentário:

=