Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/09/2012

Mercado reduz previsão do PIB a 1,64% e prevê novo corte na Selic

O mercado reduziu a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) pela quinta semana e já aposta em um crescimento de apenas 1,64% neste ano, segundo divulgação do boletim Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (3). Na semana passada, a previsão era de 1,73%. Para 2013, a estimativa permanece em 4%.

Na semana passada, o IBGE divulgou que o crescimento do PIB no segundo trimestre foi de 0,4%, ante o primeiro trimestre --cujo o crescimento foi revisado para 0,1%. O resultado ficou levemente abaixo da expectativa do mercado, de alta de 0,5%. O Banco Central espera um crescimento de 2,5% no ano, enquanto a taxa projetada pelo governo é de 3%.

Já a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, (que foi reduzida na quarta-feira para 7,5% ao ano) foi mantida pela quarta semana em 7,25% neste ano. Para 2013, a previsão subiu de 8,25%, na semana passada, para 8,50% hoje.

A projeção deste ano para inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela oitava semana, passando de 5,19%, na semana passada, para 5,20%; há um mês a estimativa era de 5%. Para 2013, foi elevada de 5,5%, na semana passada, para 5,51% hoje.

As expectativas para o valor do dólar em 2012 e 2013 permaneceram inalteradas em R$ 2 para ambos casos.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BNDES vê crescimento de "pelo menos" 3,5% em 2013

Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a economia brasileira deve crescer "pelo menos" 3,5% em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Orçamento da União para 2013 é publicado no 'Diário Oficial'

O Orçamento da União para o ano de 2013 foi publicado nesta sexta-feira (5) no "Diário Oficial". O texto havia sido sancionado nesta quinta (4) pela presidente Dilma Rousseff, sem vetos com relação ao que foi aprovado no Congresso.

Notícias Gerais, por Redação

Economia informal fatura 17,2% do PIB, apontam entidades

Composta pela informalidade e pelas as atividades ilegais, a "economia subterrânea" correspondeu a R$ 653,4 bilhões neste ano e abocanhou uma fatia de 17,2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Deixe seu Comentário:

=