Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011

Ministério da Saúde descarta epidemia por causa de bactéria

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartaram a possibilidade de uma epidemia da bactéria Streptococcus pyogenes, que levou à morte de três pessoas, em Brasília --a última delas, uma menina de dez anos, na terça-feira (4).

A vigilância do Distrito Federal informou que mais dois óbitos estão em observação, ainda que tenham sido causados por um diferente tipo da bactéria Streptococcus.

De acordo com o ministério e a secretaria, não há relação entre os três casos --que ocorreram entre os meses de agosto e outubro, em locais diferentes da cidade.

Ambos afirmaram que não há motivo de alarde por parte da população. O que chamou a atenção da vigilância epidemiológica do Distrito Federal, foi a rapidez em que as mortes ocorreram.

De acordo com Sônia Maria Geraldes, da vigilância, a Streptococcus é uma bactéria comum --presente em cerca de 15% da população, sem que haja manifestação de sintomas. Para ela, as mortes foram casos isolados.

O Ministério da Saúde enviou, em regime de prioridade, amostras de tecido do fígado e do pulmão das vítimas para análise no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.

A Streptococcus pyogenes é considerada uma bactéria "corriqueira", que provoca os sintomas de dores de garganta e faringites. A bactéria também é responsável por grande parte dos casos de septicemia [infecção generalizada].

As autoridades da saúde orientam que a melhor forma de prevenir possíveis casos da bactéria é manter a higiene pessoal --lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar contato com pessoas que possam estar gripadas, pois os sintomas da contaminação por Streptococcus são semelhantes ao da gripe.

Caso haja caso de febre, dores musculares, nas articulações ou de cabeça, lesões na pele, diarreia ou vômito; orienta-se que um médico seja procurado.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que País tem inflação e contas públicas sob controle

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que a "situação real" vivida pelo Brasil é de inflação e contas públicas sob controle em um momento em que a alta dos preços e a fragilidade da economia começam a afetar sua popularidade.

Notícias Gerais, por Redação

INSS inicia pagamento da 2ª parcela do 13º a segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira a segunda parcela do 13º salário dos segurados que recebem acima de 1 salário mínimo.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa contraria mercado externo e abre no campo positivo

Na contramão do mercado externo, o Ibovespa Futuro abre em alta no pregão desta terça-feira (24). Por volta de 10h30 (horário de Brasília), o principal índice do mercado de ações nacional subia 0,66% aos 53.383 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, após baixo volume de negociações na véspera

O Ibovespa opera em alta de 0,96%, aos 55.744 pontos, na manhã desta terça-feira (29). O principal índice da bolsa brasileira dá sinais de retomada após uma véspera de negociações mornas.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera quase estável após abertura, a R$ 1,78

O dólar operava perto da estabilidade na manhã desta quarta-feira, após a baixa da véspera, enquanto os mercados internacionais mostravam ligeira melhora de humor.

Notícias Gerais, por Redação

Petrobras planeja triplicar exportações de petróleo

A Petrobras prevê triplicar as exportações de petróleo até 2020, para entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de barris por dia, disse nesta terça-feira o presidente-executivo da estatal, José Sérgio Gabrielli, que considerou Estados Unidos e China os mercados mais importantes para a companhia brasileira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 2,56% e dólar oscila abaixo de R$ 1,80

O mercado brasileiro de ações sustenta a forte alta vista desde o início dos negócios desta quinta-feira, em meio a uma onda de otimismo global a respeito da crise europeia.

Deixe seu Comentário:

=