Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/12/2015

Ministério Público de SP pedirá a suspensão da reorganização escolar

Medida já foi tomada em Presidente Prudente e em Agudos

Reação da sociedade à reorganização escolar

Escola Silvio Xavier, nesta terça-feira. / M. R.

O Ministério Público de São Paulo vai entrar com uma liminar pedindo a suspensão da reorganização escolar na capital paulista. Planejada pelo Governador Geraldo Alckmin, a reorganização escolar prevê o fechamento de 92 escolas e a mudança dos ciclos de cursos de outras 754. A decisão do Governo, tomada sem um diálogo prévio com a comunidade escolar, desencadeou uma série de protestos e a ocupação de 200 escolas por alunos em todo o Estado, em uma onda que cresceu nos últimos 15 dias. Essa mesma liminar foi pedida pela comarca de Agudos e Presidente Prudente, no interior do Estado. As medidas ainda esperam julgamento.

De acordo com o promotor João Faustinoni, do Grupo Especial de Educação (GEDUC) do MP de São Paulo, assim que a reorganização escolar foi anunciada pela gestão Alckmin, em setembro deste ano, o MP instaurou um inquérito para buscar uma interlocução entre o Governo e a comunidade escolar. "Mas, como os últimos acenos do Governo foram no sentido de que não há volta", disse o promotor, "é possível que o MP entre com um pedido de liminar para a suspensão da reorganização". Segundo a reportagem apurou, a liminar deve sair nos próximos dias.

Faustinoni lembra que o mérito da reorganização de Alckmin não está sendo atacado. "Não questionamos se a reorganização é boa ou ruim, até porque, não há estudos suficientes para isso", diz. Mas o MP de São Paulo deve seguir a liminar do promotor Luiz Antônio Miguel Ferreira, de Presente Prudente, que levanta quatro pontos de questionamento: a falta de consulta às famílias dos alunos sobre a reorganização; o fato dos adolescentes não terem sido ouvidos, pois, segundo Ferreira, eles "têm o direito de opinar sobre questões que dizem respeito a eles".

A falta de consulta dos conselhos estaduais e municipais de educação também foi considerada na decisão do MP. O quarto fator presente no documento de Presidente Prudente questiona a maneira como a qualidade das escolas atingidas pela reorganização é avaliada, que, segundo o promotor, não deveria levar em conta somente dados oficiais como a prova do Saresp. "Há outros fatores que devem ser levados em conta", diz Ferreira.

Nesta terça-feira, foi publicado no Diário Oficial o decreto que autoriza a transferência de funcionários da secretaria de Educação. Na prática, essa é a primeira medida oficial para que a reorganização seja implementada e responde, em parte, a um questionamento que surgiu logo quando a reorganização foi anunciada, quando muitos professores não sabiam o que aconteceria com seus empregos.

Nesta manhã, alunos da escola estadual Silvio Xavier Antunes, que está na lista das escolas que fecharão, fizeram um protesto bloqueando parte da Marginal Tietê, na altura da ponte do Piqueri, zona norte. Ao mesmo tempo, na zona sul, secundaristas bloquearam a ponte João Dias em protesto. Na região central da cidade, pais de alunos e a Polícia Militar invadiram a escola Maria José, ocupada pelos secundaristas. Houve tumulto e a PM usou spray de pimenta para conter os estudantes. Posteriormente, a escola foi reocupada pelos alunos.

Fonte: El País Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MPEs: pontualidade de pagamento de dívidas atinge maior nível

As micro e pequenas empresas estão mais pontuais no que se trata de quitação de dívidas. Segundo pesquisa da Serasa Experian, em agosto, a cada 1000 pagamentos realizados pelas empresas, 957 foram quitados à vista ou com atraso de no máximo sete dias.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva inflação e mantém previsão de PIB em 2012

Em meio a um compasso de espera por mais indicadores domésticos e diante de uma melhora do cenário internacional, o mercado manteve suas perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a Selic neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: inflação menor ajuda na flexibilização da política monetária

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o resultado do Índice de Preços ao COnsumidor Amplo (IPCA) de maio dá mais espaço para o governo flexibilizar a política monetária.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança dos empresários volta a crescer em maio, diz CNC

A confiança dos empresários do comércio registrou uma leve alta, de 1,0%, em maio, na comparação com abril deste ano. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio),

Notícias Gerais, por Redação

Inflação da 3ª idade fica menor que o IPC em 2011

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade , registrou no quarto trimestre de 2011, variação de 1,67%,

Deixe seu Comentário:

=