Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/05/2012

Mudança na poupança protege pequeno poupador, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que a mudança para novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador, além de permitir que as taxas de juros continuem caindo.

A nova regra prevê que, quando a taxa básica de juros for menor ou igual a 8,5% ao ano, os rendimentos da caderneta serão fixados em 70% da taxa Selic. Anteriormente, o critério de remuneração da poupança era 6,17% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR). A Selic está fixada em 9% ao ano.

No programa semanal "Café com a Presidenta", Dilma lembrou que não são cobrados, sobre os rendimentos da caderneta, Imposto de Renda ou taxa de administração e que, por isso, quando os juros caem, a poupança se torna mais atraente.

"A caderneta de poupança é um patrimônio dos brasileiros e o governo tem obrigação de protegê-la, de torná-la cada vez mais segura e mais rentável para o pequeno poupador. É isso que estamos fazendo. Não podemos aceitar que agora, quando estamos baixando os juros, ela se torne uma forma de lucro fácil para aqueles que só querem especular."

Dilma considerou a mudança simples, justa e correta. "O que nós fizemos foi criar uma regra para o futuro, para um futuro com taxas de juros mais baixas, que são o que nós queremos para o Brasil daqui para frente", completou, ao lembrar que a nova regra só vale para novos depósitos.

"A poupança continua sendo um investimento excelente, rentável e com a mesma segurança de sempre. Continua e continuará como o melhor tipo de investimento para a maioria dos brasileiros", destacou.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Dúvida do internauta: Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa Metlife sobre escassez global de talentos

A MetLife recentemente realizou um estudo que mostra que a crescente escassez global de talentos é um fator que pode limitar a entrada das empresas em um novo mercado; e é a maior preocupação da maioria dos executivos de multinacionais e ultrapassa questões como a fragilidade econômica ou até mesmo a instabilidade política.

Notícias Gerais, por Redação

Receita vai reexaminar 2 milhões de declarações de IR em SP

A Receita Federal deve fazer um "pente fino" em cerca de 2 milhões de declarações de Imposto de Renda, entre 2008 e 2012, de residentes na cidade de São Paulo, segundo afirmou nesta quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Choque de trens no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos

Mais de 200 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô de Xangai, provocado por uma falha técnica, segundo a companhia que opera o sistema, a Shangai Shentong.

Deixe seu Comentário:

=