Publicado por Wellington em Notícias Gerais - 25/10/2016

Não trabalhe pensando nas férias: esquecer a recompensa aumenta a motivação

Você fica neurótico pensando em como alcançar seus objetivos mais rápido? A melhor coisa a fazer pode ser esquecer

Quando estamos de saco cheio de uma "batalha" -seja fazer hora extra para fechar uma planilha no trabalho ou não faltar na academia para terminar o projeto verão- costumamos pensar na recompensa para aguentar passar por toda a labuta. No caso, os "mantras" usados seriam: "foco nas férias ou foco no bumbum na nuca".

A ideia parece boa, porém, diferente do que poderíamos imaginar, um estudo matemático publicado na revista PLOS concluiu que esquecer as expectativas sobre a recompensa pode ajudar a nos manter motivados e em um melhor ritmo de trabalho.

Para entender como esquecer ajuda na busca de um objetivo, Ayaka Kato e Kenji Morita, da Universidade de Tóquio, no Japão, analisaram matematicamente o modelo dos circuitos de recompensa do cérebro.

A pesquisa avaliou tanto a resposta de pessoas a uma série de decisões que poderiam levar ao objetivo final, quanto a função da dopamina, o neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade.

Para mapear os circuitos de recompensa, os cientistas fizeram diversas perguntas para os voluntários sobre como agiriam durante a busca de um objetivo e as respostas podiam ser apenas "faria" ou "não faria".

Depois de centenas de simulações e análises matemáticas, os pesquisadores comprovaram que para se manter motivado é melhor esquecer o prêmio final. O esquecimento mantém as recompensas, mesmo as pequenas do dia a dia, mais surpreendentes e esse "mistério" ajuda a manter a motivação na busca de objetivos.

Kenji Morita

Antes do estudo, os cientistas conheciam duas funções distintas da dopamina: promover um impulso motivador e representar a diferença entra as expectativas e as recompensas obtidas. A partir dos experimentos, os investigadores concluíram que ambas funções estão relacionadas e que o neurotransmissor está ligado ao sucesso da tese: "esqueça para se manter firme e forte no trabalho".

As pesquisas futuras da equipe visam explorar como o ambiente e fatores internos (saúde, idade, humor, por exemplo) podem afetar a taxa de esquecimento, e se esta taxa pode ser manipulada para recuperar ou mesmo melhorar a motivação.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pode levar Brasil a rever medidas de estímulo, diz FMI

A recuperação do crescimento da economia brasileira, que deve se consolidar em 2013, vai obrigar o Brasil a rever suas políticas de estímulo para frear o aumento da inflação, diz um relatório divulgado nesta sexta-feira (12) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

Notícias Gerais, por Redação

15 competências esperadas de líderes sustentáveis

Tese do norte-americano Barrett Brown traça perfil do novo perfil dos líderes globais. O estudo apontou que, para liderar instituições, empresas e governos, os novos profissionais precisam ser sustentáveis e buscar constantemente por novas formas e fontes de conhecimento.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta, após maior variação em um mês

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta segunda-feira em alta, após registrar a maior variação em um mês na última quinta-feira,

Notícias Gerais, por Redação

Operações de crédito consignado recuam quase 10% em junho

O número de operações de empréstimo consignado caiu 9,08% em junho, na comparação com maio deste ano, atingindo 796.774 contratos, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela Previdência Social.

Notícias Gerais, por Redação

Superávit primário avança para R$ 14,2 bi em abril, revela BC

O setor público brasileiro apresentou um superávit primário de R$ 14,2 bilhões durante o mês de abril, mostraram os dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (31), em sua Nota de Política Fiscal.

Notícias Gerais, por Redação

Ofertas de emprego cresceram 37% no primeiro trimestre deste ano

O primeiro trimestre do ano começou aquecido no mercado de trabalho. Um levantamento realizado pelo Vagas.com revelou que o número de oportunidades registrou crescimento de 37%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Deixe seu Comentário:

=