Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/08/2011

Nesta terça audiência vai debater atuação de correspondentes bancários

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (16), às 14h30, haverá uma audiência pública para debater o Projeto  de Decreto Legislativo 214/11, que susta a decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) que permite aos bancos repassar parte de suas atribuições a empresas conhecidas como correspondentes bancários.
 
O projeto que será debatido nesta data é do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O parlamentar entende que a resolução (3.954/11) do CMN praticamente transforma os correspondentes bancários em filiais dos bancos, informou a Agência Câmara de Notícias. A audiência será realizada pela Comissão de Finanças e Tributação.
 
Novas empresas bancárias
O debate foi sugerido pelo presidente da comissão, deputado Cláudio Puty (PT-PA), e pelo relator da proposta, deputado Rui Costa (PT-BA), que concordam com a justificativa de Berzoini ao elaborar o projeto.
 
Os correspondentes bancários foram originalmente criados para atender clientes em locais onde não existem agências bancárias. Segundo Berzoini, a resolução não estabelece critério geográfico, ou seja, um banco pode repassar atribuições para um correspondente bancário situado em qualquer cidade.
 
O deputado afirma também que, teoricamente, a resolução autoriza qualquer sociedade pública ou privada a atuar como correspondente bancário. Com a facilidade em abrir novas instituições financeiras, com capital inferior ao exigido pela regulamentação em vigor, poderá surgir muitas novas empresas bancárias.
 
O que acontece é que os protótipos dos bancos poderão se estabelecer em conjunto com os bancos maiores e, à medida que alcançarem volume suficiente para montar suas próprias operações, possivelmente irão se desvincular das instituições maiores e configurar um verdadeiro sistema de incubação de novas empresas bancárias.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 16.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, e dólar oscila nesta quarta

A Bovespa operava no azul nesta quarta-feira (7). Por volta das 15h10

Notícias Gerais, por Redação

Revisão de benefícios e pensões do INSS será pago em parcelas

Por decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 15 dias para apresentar à justiça uma proposta de pagamento parcelado da revisão das pensões e benefícios do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

Economia deve crescer mais em 2012, afirma presidente do BC

A economia brasileira deve crescer mais em 2012 ante o ano passado, ajudada por mais reduções na taxa básica de juros, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quinta-feira (2).

Notícias Gerais, por Redação

Adesão de médicos a boicote é 70%, estima entidade

A AMB (Associação Médica Brasileira) estima que 70% dos médicos aderiram à paralisação de 24 horas que atinge 23 Estados e o Distrito Federal nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=