Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/09/2012

Novo antibacteriano reduz em 1.000 vezes chance de infecção pós-cirúrgica

Infecções cirúrgicas

Infecções são um problema onde quer que elas surjam.

Mas o problema pode ser dramático se os microrganismos colonizarem as suturas feitas em uma cirurgia.

Além do risco de espalhamento, a infecção aparece justamente quando o paciente não está com a força total do organismo para contra-atacar os invasores.

Mas a esperança já está a caminho, graças a uma invenção feita por Gregory Tew e seus colegas da Universidade de Massachusetts (EUA).

Revestimento antibacteriano

A equipe desenvolveu um novo revestimento antibacteriano para fios de sutura que é 1.000 vezes mais eficaz do que os revestimentos usados atualmente.

Além disso, o antibiótico usado hoje contém triclosan, já considerado um contaminante emergente, além de causar danos ao coração e músculos.

Outra deficiência do triclosan é que ele retarda o crescimento das bactérias, sem realmente matar aquelas que já estão presentes.

Finalmente, seu largo uso em produtos de higiene pessoal levou ao surgimento de cepas bacterianas resistentes a ele.

Antimicrobiano natural

Os cientistas agora descobriram um substituto sem tantos problemas e, literalmente, mil vezes melhor.

Trata-se de um composto conhecido como PAMBM, uma sigla em inglês para a indizível expressão polímero anfifílico, poli[(aminoetil metacrilato)-co-(butil metacrilato)].

O PAMBM é uma substância projetada a partir de peptídeos antimicrobianos de origem natural, o que o faz agir de uma forma que dificilmente leva ao desenvolvimento da resistência bacteriana e ao surgimento das chamadas superbactérias.

Além disso, os resultados falam por si sós: em sua ação contra as bactérias, o PAMBM foi 1.000 vezes mais eficaz do que o triclosan.

Fonte: www.diariodasaude.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS revela a cobertura assistencial em seis regiões e a taxa de cobertura de planos privados

A quarta edição do FOCO – Saúde Suplementar traz dados de setembro de 2012 e revela que a taxa de cobertura de planos privados de assistência médica no Brasil corresponde a 25,1%.

Saúde Empresarial, por Redação

Instituições públicas e privadas são convocadas para estimular uso racional de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um edital de chamamento para que instituições interessadas integrem uma força de trabalho para a determinação de medidas que estimulem o uso racional de medicamentos.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai anunciar suspensão de 225 planos de saúde

O governo vai anunciar hoje 225 planos de saúde de 28 operadoras que serão suspensos. É a terceira vez que o ministério da Saúde adota a medida. As companhias não cumpriram o prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias, segundo informações da TV Globo.

Saúde Empresarial, por Redação

Contratualização de hospitais entra em consulta pública

Para garantir uma assistência qualificada e humanizada da atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde cria a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), com objetivo de estabelecer diretrizes e normas para organização dos serviços de saúde e reestruturar dos já existentes.

Saúde Empresarial, por Redação

Vitamina D e cálcio juntos podem aumentar expectativa de vida de idosos

Idosos que tomam suplementos de cálcio e vitamina D podem ter uma expectativa de vida maior do que aqueles que não ingerem quantidades suficientes dos nutrientes.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção da Aids no carnaval

Os jovens de 15 a 24 anos, principalmente gays, são o foco da campanha de prevenção da Aids no carnaval 2012, que será lançada hoje (2) pelo Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão prazo para agendar consulta a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (19), as operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Deixe seu Comentário:

=