Nutrição Inteligente


Triptofano e carboidratos bem humorados
 
Dos vários neurotransmissores, a serotonina exerce grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.
 
Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
 
Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.
 
Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).
 
Proteínas que dão alegria
 
O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.
 
Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.
 
O cálcio nosso de cada dia
 
Diariamente o cálcio deve fazer parte do cardápio de homens e mulheres e assim garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de "quebra" doses extras de bom humor!
 
Fontes de cálcio: leite e iogurte desnatados, queijos magros.
 
Magnésio, o grande colaborador do cálcio
 
Além de ser colaborador do cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina.
Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.
 
Fontes de magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.
 
Selênio, um mineral magistral
 
Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado
 
de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.
 
Fontes de selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. (2 castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 micro gramas de Selênio de forma segura).
 
Um cafezinho bem brasileiro
 
3 a 4 cafezinhos, ao longo do dia, pode prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel é o mais indicado. As substâncias existentes no grão que podem aumentar o colesterol ficam retidas no filtro.
 
Fonte: www.dicasdesaude.net