Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/04/2015

Opção mais segura de carreira

Funcionária pública há oito anos, Fernanda Nogueira se prepara atualmente para outro desafio: passar novamente em um concurso público. Para ela, o funcionalismo é mais do que uma simples opção por um emprego estável. Trata-se de uma carreira como outra qualquer, na qual ela pretende evoluir.

“Eu fiz pós-graduação em administração pública para me ajudar no desempenho de minhas funções. Ser funcionária pública exige qualificação como qualquer outra área e eu me esforço muito para ser eficiente”, conta.
Fernanda está atualmente estudando para o concurso do Tribunal de Justiça e a sua filosofia se mantém. “Antes de decidir concorrer, pesquisei sobre as vagas e as atribuições do cargo. Só vou fazer porque me identifiquei com a função”, explica.

Essa preocupação em relação à afinidade com a função é fundamental para quem está pensando em ingressar no serviço público por meio de um concurso, segundo opina a professora de recursos humanos, gestão de pessoas, liderança e coaching executivo da IBE-FGV, Elisabete Oliveira. “Escolher esse caminho só por causa do salário e da famosa estabilidade é um perigo”, afirma.

Até porque com a nova lei do funcionalismo público, o servidor que ingressa atualmente precisa passar por um período probatório de três anos para conseguir a sonhada estabilidade. “Há avaliações de desempenho e, caso o funcionário seja ineficiente, ele pode até ser desligado. O que era para ser um sonho pode virar um problema. Por isso é importante enxergar a posição com entusiasmo, não com comodismo”, comenta Elisabete.

Outra questão importante apontada pela especialista é a necessidade de se conhecer bem as instituições às quais o candidato quer ingressar. “Há desafios estruturais que precisam ser considerados. Quem sai do setor privado para o público muitas vezes sofre com a estrutura das repartições (computadores, internet, etc). Nas empresas privadas a qualidade costuma ser superior”, acrescenta.

Limitações - O caso de Fernanda é um exemplo de outra característica do serviço público: a limitação de crescimento. A professora da IBE-FGV explica que é mais complicado para um funcionário público crescer dentro da repartição, tendo ganhos de salário, por exemplo. “A melhor chance para um servidor crescer é passando em um outro concurso”, comenta Elisabete, exatamente o que Fernanda está tentando fazer.

Ainda segundo a especialista, uma das principais desvantagens da área pública em relação à carreira em instituições privadas é o reconhecimento pelo bom desempenho da função. “No setor privado os funcionários costumam ser recompensados mais rapidamente quando se destacam no posto que ocupa”, diz.

Vantagens - Apesar das limitações de crescimento que existem no serviço público, há outras vantagens além da estabilidade que podem tornar a opção uma escolha satisfatória. Para Simone Euzebio, funcionária do Detran-SP (Departamento de Trânsito), a facilidade para se movimentar entre os departamentos é um bom exemplo. “Tenho colegas que não se adaptaram e pediram para trocar de setor e hoje estão adaptados e inclusive se especializando na nova área”, diz.

Formada em jornalismo, Simone deixou o emprego em uma multinacional em troca de um salário menor no órgão de trânsito. “No meu caso, a qualidade de vida pesou bastante. Hoje consigo ter mais tempo para a família e isso para mim conta mais”, diz. “O setor privado com certeza dá mais oportunidade, mas isso depende do que a pessoa quer para o futuro. No meu caso, as vantagens do serviço público me agradaram mais”, conclui.
 

Fonte: Portal JJ


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Saída de dólares do país em junho é a maior do ano, diz BC

No mês passado, US$ 2,6 bilhões deixaram a economia brasileira. No primeiro semestre, entrada de divisas caiu para menos da metade

Notícias Gerais, por Redação

Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013

O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Pimentel adota tom otimista e faz suspense sobre novo estímulo

Na abertura do 23º Congresso Brasileiro de Aço, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o governo está acompanhando de perto os sacrifícios que a atual conjuntura de crise tem imposto tanto à indústria do aço, quanto aos outros setores.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil se destaca em empreendimentos ecologicamente sustentáveis

O Brasil é um dos países do mundo com o maior número de empreendimentos que podem receber o Selo Verde, uma certificação internacional de edifícios ecologicamente sustentáveis.

Notícias Gerais, por Redação

Justiça julgará greve dos Correios nesta terça-feira

A greve dos funcionários dos Correios vai ser julgada às 16h desta terça-feira no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ontem (10) à noite, terminou sem acordo a última tentativa de encerrar a paralisação antes do julgamento no órgão.

Notícias Gerais, por Redação

Superavit da balança comercial cresce 80% em um ano

A balança comercial brasileira registrou superavit de US$ 1,213 bilhão na terceira semana de setembro

Deixe seu Comentário:

=