Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/07/2015

Pequenas atitudes podem ajudar a evitar problemas respiratórios

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. Siga sempre a dica da vovó e se agasalhe antes de sair de casa.

Chega o inverno e com ele parece que começam os problemas respiratórios. Por que nessa época do ano a gente fica mais doente? Com gripe, asma, bronquite? Será que tem como evitar as crises? O Bem Estar desta segunda-feira (13) contou com a ajuda do pneumologista Roberto Stirbulov e da otorrinolaringologista Francini Pádua para tirar todas as dúvidas.

Lembra daquela dica da vovó: ‘coloca um casaco, não vai pegar friagem, se agasalhe antes de sair de casa’? De acordo com a otorrinolaringologista, a vovó estava certa. Existem estudos que mostram que se a temperatura da pele diminui, o nariz obstrui. “Para evitar essa situação é recomendado se agasalhar, usar cachecol para proteger as regiões mais expostas como cabeça e pescoço”, diz.

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. A asma é uma inflamação crônica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo do ar e dificuldade do paciente em respirar. Algumas pessoas desenvolvem a asma na infância, outras ao longo da vida. O diagnóstico é muito importante para o tratamento correto.

Foi o que aconteceu com a Cristiane Vaz. Ela carregou por 21 anos os sinais de uma asma que ela não sabia que tinha. “Desde criança fui tratada como bronquite. Era difícil encher bexiga, correr, brincar”, conta. O problema continuou na juventude e na vida adulta. Hoje, ela não larga o kit asma.

Alguns gatilhos podem piorar a asma e outros problemas respiratórios. O principal é o ácaro, que vive nos lugares onde acumulam poeira e nas roupas que ficam guardadas. O tabagismo é outro problema, assim como o tempo mais seco, que dificulta a dispersão dos poluentes e a qualidade do ar fica pior.

Os médicos explicam que importante manter o corpo hidratado também no inverno. Higienize o nariz com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia para limpar as secreções que ficam acumuladas; tenha uma alimentação saudável; mantenha o ambiente limpo, livre de poeira; e tente sempre respirar pelo nariz, porque ele tem a função de filtrar e esquentar o ar que chega até os pulmões.

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo brasileiro inaugura fábrica de medicamentos na África

O governo brasileiro vai inaugurar neste sábado uma fábrica de medicamentos para tratamento de aids em Moçambique, na África, por meio de um acordo de cooperação entre os dois países assinado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinas contra gripe são menos eficazes em obesos

A vacina contra a gripe pode ser menos eficaz em pessoas obesas, aponta um novo estudo desenvolvido na University of North Carolina (EUA). O estudo pode explicar um fenômeno visto durante a vacinação contra a gripe suína em 2009. De acordo com pesquisadores, obesos mostraram respostas imunológicas piores às vacinas.

Saúde Empresarial, por Redação

Residente que atuar em área pobre ganhará bônus

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Deixe seu Comentário:

=