Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/09/2016

Plano de saúde tem que manter contrato com dependente após morte de titular

Cobertura não poderá ser alterada sem assinatura do cliente Foto: Guito Moreto / Guito Moreto/ 09.06.2016

Os dependentes de planos de saúde, individuais ou familiares, têm direito à manutenção das mesmas condições contratuais, em caso de morte dos titulares. O entendimento é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O órgão informou que, em geral, os dependentes devem assumir o pagamento integral das mensalidades. Alguns contratos, porém, podem conter cláusulas com previsão da chamada remissão, que é a continuidade da prestação de serviços aos herdeiros após a morte do titular, mesmo sem cobrança de mensalidades, por períodos que variam entre três e cinco anos.

Este foi o caso da pensionista Eliane de Moraes, de 64 anos. Ela perdeu o marido há dois anos e, desde então, manteve o plano, sem a cobrança de mensalidades. Mas foi surpreendida com a chegada de uma nova carteirinha com outro número de inscrição. Segundo Elaine, que sofre com problemas de vesícula, após a alteração, houve restrição na cobertura de atendimento.

— Sempre fui atendida em rede nacional, mas, agora, os laboratórios recusam, e só há um hospital que aceita o atendimento, na região de Jacarepaguá — disse ela.

A Unimed Leste Fluminense negou mudança de cobertura e informou que “a mudança de código é apenas uma questão burocrática já que ela passa a ser coberta por um seguro”. A ANS afirmou que as condições do plano devem ser mantidas e somente podem mudar em caso de uma nova assinatura de contrato.

Fonte: Jornal Extra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina contra doença celíaca está sendo testada

Pacientes portadores de doença celíaca dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia estão sendo cobaias para testes de uma nova vacina que promete tornar o sistema imunológico tolerante ao glúten, usado para fazer pães, massas e biscoitos.

Saúde Empresarial, por Redação

RN: 502,7 mil estudantes terão atendimento oftalmológico

Oferecer tratamento oftalmológico integral, ampliar a capacidade instalada de atendimento no país, com formação de cadastro nacional de estabelecimentos privados e públicos especializados na área de oftalmologia, além de reajustar valores de procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Dificuldade para dormir pode ser sintoma inicial de Alzheimer

Dormir mal pode ser uma indicação inicial de Alzheimer, aponta um estudo realizado em camundongos na universidade de Washington.

Saúde Empresarial, por Redação

Paciente poderá registrar quais procedimentos médicos quer no fim da vida

Paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida, como prevê resolução divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal.

Deixe seu Comentário:

=