Publicado por Redação em Dental - 23/09/2019

Por que a falta de higiene da boca pode causar demência



Especialistas indicam que a má saúde bucal pode provocar redução na qualidade de vida e aumento no risco de depressão e pressão alta. Agora, novo estudo indica que o baixo cuidado com a higiene dos dentes pode estar relacionado a problemas cognitivos – um fator de risco para o desenvolvimento de demência.

Pesquisa publicada na revista Science Advances, descobriu que uma infecção bucal causada pela bactéria Porphyromonas gingivalis pode levar a maior produção de beta-amiloide — proteína que se acumula no cérebro de pacientes com Alzheimer. Essa bactéria é encontrada na boca e costuma se proliferar mais facilmente por causa da má higiene. 

“O nosso estudo serve como uma chamada à ação para que os formuladores de políticas públicas desenvolvam programas que visem melhorar os serviços de atendimento odontológico e preventivo de saúde bucal para as população de alto risco. Assim, podemos melhorar problemas de saúde bucal e, consequentemente, reduzir um fator de risco para o declínio cognitivo“, comentou Darina Petrovsky, principal autora da nova pesquisa, em comunicado. 

Outra pesquisa, publicada no periódico Journal of the American Geriatrics Society, indica ainda que o stress pode fazer com que as pessoas acima de 60 anos estejam mais propensas a sofrer com xerostomia – problema caracterizado pela secura extrema da boca. Os pesquisadores alertaram também que esse sintoma está associado a doenças como diabetes e problemas cardíacos.

“Nossa descoberta demonstra a importância de estudar a ligação entre stress e boca seca nas populações vulneráveis”, salientou XinQi Dong, da Rutgers University, nos Estados Unidos, em comunicado. Estudos anteriores já haviam relacionado a má higiene bucal ao maior risco de declínio cognitivo e Alzheimer.


O estudo

Para chegar a esta conclusão, a equipe analisou dados de 2.713 idosos sino-americanos (descendentes de chineses) acima dos 60 anos. Na avaliação, os pesquisadores avaliaram a saúde bucal, incluindo manifestação de doenças e dores, além de verificar a capacidade cognitiva.

Os resultados mostraram que 47,8% dos participantes relataram sintomas relacionados à boca – os cientistas verificaram que a maioria dos idosos dentro desse espectro experimentou declínio cognitivo e problemas de memória. A análise indicou ainda que 25,5% dos voluntários relataram sintomas de boca seca; em alguns casos foi possível perceber uma relação entre o stress e a maior manifestação do problema.


Como cuidar da boca

Alguns cuidados simples são o bastante para garantir um boa higiene bucal. Especialistas indicam que as pessoas devem escovar os dentes três vezes por dia (ou depois de cada refeição), sem esquecer de escovar a língua. É importante usar o fio dental para retirar a sujeira que a escova de dente não foi capaz de alcançar e usar o enxaguante bucal. Outra dica importante é procurar o dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma avaliação geral.


Fonte: Veja


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conselho de Odontologia de SP alerta para falta de flúor na água

Quantidade encontrada nas amostras está abaixo do exigido. A adição da substância no tratamento da água é lei federal.

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=