Publicado por Redação em Dental - 14/09/2016

Por que sentimos sede depois de escovar os dentes?

 O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucalFoto: design56 / Shutterstock

Substância contida nas pastas de dente resseca a boca e provoca a necessidade de líquidos

Você costuma sentir sede depois de escovar os dentes? Se sua resposta for sim, saiba que isso é mais normal do que você pensa e existe uma explicação para isso. A resposta está em uma substância que existe na composição de algumas pastas de dente.

O nome dela é Lauril Sulfato de Sódio. “Ela funciona como uma espécie de detergente e é a responsável pela limpeza e pela espuma durante a escovação”, diz Thaylla Saraiva, cirurgião-dentista especializada em Saúde Coletiva e da Família.

O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucal.

Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, nos impedindo temporariamente de sentir certos sabores, principalmente o doce.

“Com a língua e a boca ressecadas e sem sentir certos gostos, sentimos a necessidade de ingerir líquidos”, diz a especialista.

Sintoma rápido

A boa notícia disso tudo é que essa sensação dura pouco tempo, pois o LSS fica um curto tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação. Mas a má notícia é que ele tem parceiros nessa missão de ressecamento bucal.

“As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede”, diz Thaylla.

Por outro lado, para exterminar essa sede toda basta beber muita água o que é bom para a saúde bucal, pois ela hidrata toda a boca e contribui favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.

Problemas bucais

Apesar desse problema da sede parecer inofensivo, a coisa não é tão simples assim. O ressecamento da boca causado por essas substâncias presentes em certas pastas de dente pode trazer outros danos para a saúde bucal.

“Atualmente, pesquisadores estabeleceram uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo o Lauril Sulfato de Sódio”, diz Thaylla.

Além disso, o ressecamento pode causar uma descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua), um dos principais vilões do bom hálito. “Esse ressecamento ainda pode causar um gosto amargo na boca e até ardência bucal”, diz a especialista.

Por isso, se sua resposta foi sim para a pergunta feita no início da matéria procure seu dentista e converse com ele sobre isso, ele saberá te indicar os melhores produtos e dar dicas para evitar problemas bucais.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Qual é o papel dos blogs e mídias sociais na rotina dos cirurgiões-dentistas?

No dia 28 de janeiro de 2012, das 9h às 11h, acontece o "1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia" - durante o 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece no Expo Center Norte

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=