Publicado por Redação em Dental - 14/09/2016

Por que sentimos sede depois de escovar os dentes?

 O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucalFoto: design56 / Shutterstock

Substância contida nas pastas de dente resseca a boca e provoca a necessidade de líquidos

Você costuma sentir sede depois de escovar os dentes? Se sua resposta for sim, saiba que isso é mais normal do que você pensa e existe uma explicação para isso. A resposta está em uma substância que existe na composição de algumas pastas de dente.

O nome dela é Lauril Sulfato de Sódio. “Ela funciona como uma espécie de detergente e é a responsável pela limpeza e pela espuma durante a escovação”, diz Thaylla Saraiva, cirurgião-dentista especializada em Saúde Coletiva e da Família.

O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucal.

Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, nos impedindo temporariamente de sentir certos sabores, principalmente o doce.

“Com a língua e a boca ressecadas e sem sentir certos gostos, sentimos a necessidade de ingerir líquidos”, diz a especialista.

Sintoma rápido

A boa notícia disso tudo é que essa sensação dura pouco tempo, pois o LSS fica um curto tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação. Mas a má notícia é que ele tem parceiros nessa missão de ressecamento bucal.

“As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede”, diz Thaylla.

Por outro lado, para exterminar essa sede toda basta beber muita água o que é bom para a saúde bucal, pois ela hidrata toda a boca e contribui favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.

Problemas bucais

Apesar desse problema da sede parecer inofensivo, a coisa não é tão simples assim. O ressecamento da boca causado por essas substâncias presentes em certas pastas de dente pode trazer outros danos para a saúde bucal.

“Atualmente, pesquisadores estabeleceram uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo o Lauril Sulfato de Sódio”, diz Thaylla.

Além disso, o ressecamento pode causar uma descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua), um dos principais vilões do bom hálito. “Esse ressecamento ainda pode causar um gosto amargo na boca e até ardência bucal”, diz a especialista.

Por isso, se sua resposta foi sim para a pergunta feita no início da matéria procure seu dentista e converse com ele sobre isso, ele saberá te indicar os melhores produtos e dar dicas para evitar problemas bucais.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Amálgama dental: seu uso e possíveis efeitos tóxicos

Embora tenham opiniões diferentes quanto à toxicidade do material, especialistas avaliam que, aos poucos, o amálgama deixará de ser usado

Dental, por Redação

O mau hálito, ou halitose, atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Dental, por Redação

Café, pão e bebidas alcoólicas; veja os piores alimentos para os dentes

Todo mundo sabe a receita para manter os dentes saudáveis e brancos: escovação regular, fio dental e enxaguante.

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

Refrigerantes podem ser um problema para a saúde bucal

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado -- o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.

Deixe seu Comentário:

=